Erros na fase anal tica de exames hematol gicos de laborat rios cl nicos

982 palavras 4 páginas
Erros na fase analítica de exames hematológicos de laboratórios clínicos

Atividades de controle de qualidade em laboratórios clínicos foram iniciadas na década de 50, com o controle estatístico dos resultados. A real magnitude dos erros foi de difícil estimativa principalmente devido à falta de definição do conceito de erro, somadas à subestimação por falta de registros e técnicas de detecção dos erros. A partir da década de 90 tem sido dada maior atenção aos erros no laboratório clínico e suas consequências para o paciente. Foram criadas estratégias para reduzir e eliminar problemas de qualidade, incluindo controles de internos e externos, programas de treinamento, e sistemas de regulação e acreditação de laboratórios.
A evolução tecnológica dos instrumentos e reagentes, proporcionou maior segurança à fase analítica e que a maioria dos erros laboratoriais são originados na fase pré-analítica que representa, atualmente, o principal fator de preocupação .Somente recentemente as causas de erros analíticos e operacionais passam a ser investigados de maneira cientifica nos laboratórios clínicos, a quantificação dos danos causados a pacientes é assunto desafiador e ainda desconhecido, pois o que sabemos depende de como se obtiveram as informações, e de como e quem determina se um paciente foi vítima de dano em consequência de algum erro durante à assistência.
Amostras resumidamente de diversos trabalhos que avaliaram o percentual de erros na etapa inicial de laboratórios clínicos. Podemos observar que a etapa laboratorial com maior concentração de erros foi a fase pré-analítica. A fim de evitar os efeitos da hemólise nas dosagens biológicas, é preciso controlar as variáveis envolvidas nesse processo, como tempo de armazenamento, temperatura e desproporção no sangue/anticoagulante.
Diversos elementos indicam maior utilização da medicina diagnóstica no futuro. Atualmente, ela responde por cerca de 80% das decisões médicas, absorvendo apenas 11% dos custos de saúde. O

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas