Ericsson e o desenvolvimento psicossossial

957 palavras 4 páginas
Psicologia.
Psicologia é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais.
A palavra psicologia tem como origem etimológica:
Psyché + logos
(Psyché= alma, espírito, respiração, sopro e vida, significa também ‘borboleta’ que é o símbolo da imortalidade da alma.
Logos= razão, estudo.)
A palavra psicologia remete para o que é humano, para uma força interior que anima o corpo, que estaria, inclusivamente, para além do corpo.
Ψ- Psi é o símbolo internacional da psicologia
Estudar o comportamento humano significa estudar todas as reações observáveis, ou seja, tudo o que fazemos, no entanto, a psicologia também estuda os processos mentais, pois na base dos nossos comportamentos estão os processos mentais.
Os comportamentos são bastante complexos, por isso para a psicologia para os compreender, tem de procurar conhecer os processos mentais que estão na sua base e os contextos, as situações em que ocorrem. Assim, por exemplo, num tímido, a psicologia:
- Observa o comportamento: os gestos, a voz, o riso, a forma de andar, o corar, etc, que são comportamentos que não dependem de estados mentais, são reflexos;
- Procura os fatores exteriores ao individuo e que podem explicar a sua timidez: a família, a educação, a religião, etc.;
-Tenta compreender as motivações psicológicas, conscientes e inconscientes, que justificam a timidez: emoções, complexos, predisposições, inadaptações, etc.;
O que procura a psicologia? A psicologia pretende descrever, explicar e compreender o comportamento, mas para além disso procura ser capaz de prever e modificar.
Exercício: É um campo de investigação definido como a maior ciência da mente, ou por vezes, como ciência do comportamento. Ocupa-se daquilo que os organismos fazem (como e porque o fazem)
Psicologia estuda Comportamento Processos mentais

-Aprendizagem - Percepção
-Desenvolvimento - Sistema nervoso
-Memória -Relações interpessoais
-Personalidade -Inteligência
-Motivação

Relacionados