Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Posturas de Trabalho






























Cynthia Guimarães Tostes Malta


Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho

Fundação Técnico-Educacional Souza Marques

Trabalho para a disciplina de Ergonomia

Turma M2

Out/98

1. Introdução:

Durante o exercício regular do trabalho, o indivíduo tende a assumir determinada posturacaracterística, freqüentemente incorreta, levando a desconforto, dores e a diversas patologias. Atualmente, muito se fala em trabalho com microcomputadores, esquecendo-se das outras inúmeras situações, nas quais a postura pode e deve ser corrigida. As duas ilustrações anteriores mostram, obviamente, posturas inadequadas e que tendem a causar problemas ao trabalhador.

Não existe consciência postural e émuito comum encontrarem-se pessoas sentadas incorretamente. A simples troca de mobiliário não é suficiente para ergonomizar os postos de trabalho. Deve-se conscientizar o funcionário sobre a importância da postura e alternância desta durante o dia, mostrando que ações isoladas de nada adiantariam na vida útil do trabalhador nem tampouco na produtividade da empresa.

Este trabalho vai analisar asposturas mais críticas e procurar mostrar, de um modo geral, o que se pode fazer para tornar a jornada de trabalho menos árdua e evitar as mazelas decorrentes de posturas viciosas.

2. Trabalhando sentado:

Ficar sentado na mesma posição por longos períodos de tempo pode ser desconfortável. Para reduzir a possibilidade de desconforto físico ou lesão, é importante que o trabalhador mantenha umapostura adequada.

← Coluna: Ao sentar-se próximo à superfície de trabalho, o trabalhador deve apoiar a coluna no encosto da cadeira, em uma posição reta ou levemente inclinada para trás. A cadeira deve ser aproximada da mesa de trabalho, observando-se que o tronco e o pescoço não fiquem curvados. O material de trabalho deve ser disposto de forma a facilitar o manuseio, isto é, próximo aooperador.









( Postura correta











← Braços: Os braços devem estar relaxados e soltos, com os cotovelos ao seu lado e antebraços e mãos paralelos ao chão.

← Pulsos: Se for utilizar teclado, mouse ou trackball, os pulsos devem estar o mais retos possível e não devem ficar inclinados para os lados a mais de 10o, nem para cima ou para baixo.

← Pernas:As coxas devem estar na horizontal ou levemente inclinadas para baixo. As pernas devem formar um ângulo quase reto com as coxas. Os pés devem ficar retos no chão. Se necessário, pode ser utilizado um apoio para os pés, verificando, antes, se a altura do assento está ajustada corretamente.

← Cabeça: A cabeça deve estar reta ou inclinada ligeiramente para a frente. O trabalhador deve evitarde trabalhar com a cabeça ou o tronco torcidos.

← Geral: O trabalhador deve mudar freqüentemente de posição além de fazer pausas regulares para evitar fadiga.





← Mobiliário: Hábitos de postura corretos implicam numa cadeira ideal, regulável em altura, inclinação de assento e apoio para os braços. Quando sentado, o trabalhador deve ficar com as pernas num ângulo de 85 a 110o deflexão em relação ao quadril, joelhos e tornozelo. O apoio do encosto deve ir da base das escápulas até a curva lombar, podendo ser ajustado em altura. O assento deve ser macio, possuir encaixe para a bacia e forrado com tecido antiestático.
A mesa tem de estar ajustada numa altura correta, de tal forma que deixe espaço livre para as pernas e, no caso de trabalhos com microcomputadores, oteclado deve permitir uma digitação com os braços relaxados e as mãos em posição neutra. O empregado pode fazer o seguinte teste: colocando as mãos sobre o teclado, como se fosse digitar, põe um lápis no dorso da mão e vê se ele se mantém em equilíbrio, ou se cai para a frente ou para trás. Se cair, a posição está incorreta.























( Teste do lápis...
tracking img