Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ERGONOMIA

MAPA DE RISCO

SETOR: NIC


RECIFE,08 de junho de 2012.

MAPA DE RISCO DA EMPRESA:
Setor: NIC
Localizado na Universidade Católica de Brasília

A- RECEPÇÃO; B-CONTINUAÇÃO DA RECEPÇÃO; C- COPA; D,E,F,G,I e J – SALAS DE TRABALHO; H-SALA DE REUNIÃO e K- ESCADA.

O risco encontrado neste local de trabalho se restringe ao do tipo ergonômico caracterizadopela cor amarela do circulo, pois a interação local de trabalho, organização das tarefas postura do trabalhador é que esta inadequada. Assim a elaboração do mapa de risco é fundamental paraidentificar e reconhecer os problemas que prejudicam a saúde do trabalhador e o andamento da produção das atividades. Disponibilizando dados relacionados à saúde do trabalhador, conscientiza os trabalhadoressobre o uso dos EPI”s e ainda auxilia na campanha de prevenção de acidentes e de doenças do trabalho ganhando a qualidade e produtividade do trabalho.

Foi observado no setor NIC que ostrabalhadores do local realizam tarefas bem semelhantes e que exigem grande carga mental e atividade estática aliada a movimentos repetitivos porque trabalham a carga horária de 8 horas diária utilizando ocomputador como a ferramenta básica.

O risco ergonômico é bem característico com o nível entre leve a médio por ainda esta longe do ideal de um local adaptado para as necessidades que valoriza asaúde do trabalhador, principalmente quanto a organização dos trabalhos, pois a maioria dos funcionários sofrem pressão para cumprir as datas das produções. Já houve melhoras no local de trabalho quanto aoassento, apoio, computadores mais novos e iluminação. Mas vale resaltar a importância de uma complementação nessas melhoras.

A nossa atuação como medida preventiva de lesões e promoção desaúde do trabalhador despertou conscientização por parte da minoria mesmo com a oferta de massoterapia, justamente pela carga excessiva de trabalho.

Concluímos que é muito mais importante a...
tracking img