Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE ERGONOMIA

Ergonomia (do Grego: Ergon = trabalho + nomos = normas, regras, leis) é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
A definição oficial de Ergonomia é a seguinte:
“A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios,métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e vida.” (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).

INTRODUÇÃO

O estudo do homem no trabalhovisando à manutenção de sua saúde física e mental, e o aumento de sua produtividade é uma área de investigação científica com um componente prático-experimental de grande importância. Para que se possa conhecer a realidade do trabalho é fundamental a realização de experimentos, medições e análises em condições reais.
Estudos realizados destacam a importância dos problemas lombares, em diversasatividades, sendo consideradas como causas de um maior número de problemas as atividades, onde o esforço físico em atividades dinâmicas é uma constante.
Um dos principais problemas que enfrentam os trabalhadores que manuseiam e movimentam cargas pesadas é a dor lombar, derivando-se em problemas crônicos e agudos.
No âmbito nacional, não existe uma verdadeira consciência dos sérios problemas queacarreta para a saúde dos trabalhadores o manuseio de cargas acima dos níveis máximos que o ser humano pode suportar. Segundo pesquisas atualizadas, no Brasil, a principal dor sentida pela população é a dor nas costas. No âmbito mundial, em 1995, 80% da população, segundo Oliveira (1995), apresentaram dor nas costas.
A avaliação da carga física do trabalho, foi o primeiro problema tratado pelafisiologia do trabalho (Lavoisier in Wisner, 1987). Desta forma, a carga física no trabalho continua sendo uma questão central, para a grande maioria dos trabalhadores do mundo, inclusive para os que trabalham em setores mais modernos e com esforços físicos menores
Segundo Wisner (1987), existem vários métodos de avaliar a carga física numa atividade de trabalho. No caso da carga física geral, umaavaliação do consumo de oxigênio é o mais adequado. Estabelecem-se, a partir da medida de consumo de oxigênio, tabelas de avaliação do custo fisiológico das diversas atividades físicas. A medida de frequência cardíaca, é um outro método muito utilizado, e que está relacionado com o débito cardíaco. Entretanto, a frequência cardíaca é apenas um método de alerta, já que existem outros fatores queaumentam este debito, tais como, tensão mental, emoção, café, tabaco.
Outros métodos para avaliar a carga numa atividade de trabalho são conhecidos, dentre eles destacam-se o rendimento do trabalho muscular, as bases fisiológicas da alimentação do trabalhador (Couto, 1978), os ambientes de trabalho, solicitações mentais e a densidade do trabalho (Wisner, 1994), avaliação postural.
Assim, observamosque apesar dos avanços da tecnologia, e a mecanização das tarefas, muitas atividades continuam sendo realizadas manualmente. Ainda hoje, cargas além dos limites tolerados, são manuseadas e movimentadas pelo homem. Este é o caso dos sacos de adubo, farinhas, cimento, atividades portuárias, agrícolas e florestais, onde o trabalho manual com cargas pesadas é uma constante.
A atual LegislaçãoBrasileira, manifesta na Consolidação das Leis do Trabalho-CLT (Campanhole, A. & Campanhole, H, 1994), referente às atividades de levantamento e transporte de cargas (artigo 198 da Seção XIV, da prevenção da fadiga, do Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho) diz que é de 60 (kg) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente. Isto é aplicado a trabalhadores do sexo masculino,...
tracking img