Ergd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTRÓNICA TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTADORES

A INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
A inflação consiste na variação nominal e sustentada dos preços de bens e serviços. É comum os estudos de viabilidade económica serem elaborados a preços constantes, com o pressuposto de que a inflação afecta de igual modo todos os preços ecustos. Apesar dos preços evoluírem de modo diferenciado por produtos, aspecto que deveria ser tido em consideração quando se estimam os fluxos financeiros a preços correntes - isto é quando se considera o impacto da inflação no processo de estimação -, é comum assumir-se, por comodismo ou por falta de informação detalhada, uma taxa indiferenciada de inflação para todos os custos e proveitos de umdeterminado período. A inflação, constituindo num aumento geral dos preços, tem um impacto nos cash flows dos projectos de investimento a três níveis: • • •

Nos rendimentos nominais, que aumentam; Nas despesas nominais, que aumentam também; Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumentam.

A análise de investimentos em contexto inflacionário pode ser efectuada em termosnominais ou em termos reais. Assim, os cash flows nominais devem ser actualizados a taxas nominais e os cash flows reais devem ser actualizados a taxas reais.

INFLAÇÃO E TAXA DE ACTUALIZAÇÃO
A forma de estimar as taxas de actualização, ajustando-as do efeito da inflação, consiste na seguinte relação:

ino min al = (1 + ireal ) (1 + π ) − 1
Onde π é a taxa de inflação.

IMPACTO DIFERENCIADOSOBRE OS CUSTOS E PROVEITOS
Quando todos os custos e proveitos reflectem de igual modo o impacto da inflação, a análise de investimentos a preços correntes e a preços constantes é equivalente. O impacto da inflação é neutro. No entanto há um pequeno detalhe que pode alterar essa conclusão. As amortizações são determinadas pelo valor dos activos subjacentes. Tendo em conta que estes sãocontabilizados e
ECONOMIA E GESTÃO DE PROJECTOS PÁGINA 1 DE 4

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTRÓNICA TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTADORES

permanecem ao custo histórico no balanço das empresas, as amortizações são uma proporção constante desse custo, como tal não deverão sofrer o efeito da inflação numa análise a preços correntes. Como as amortizações são um custonão afectado pelo crescimento dos preços, mas os proveitos reflectem esse crescimento, o impacto líquido vai ser um crescimento dos RAI e, por arrastamento, um aumento real dos impostos pagos. A rentabilidade real da empresa reduz-se por via da transferência de riqueza da empresa para o Estado através de impostos mais elevados. Em países de inflação elevada podem existir reavaliações dos activospossibilitando assim a actualização do montante a contabilizar como amortizações em cada período. Contudo isto não permite normalmente diluir totalmente o impacto da inflação na rentabilidade dos investimentos.

INFLAÇÃO E NECESSIDADES DE FUNDO DE MANEIO
A inflação afecta os investimentos com necessidades de fundo de maneio, ao tornar os produtos vendidos mais caros bem como as matérias-primasconsumidas implicará um maior investimento na manutenção de um stock de existências. Por outro lado se as vendas crescem por efeito da inflação crescerão os créditos concedidos a clientes. O contraponto é que a empresa também poderá obter dos seus fornecedores um volume de crédito acrescido.

EXEMPLO
Suponha um investimento de 10000€ a realizar no ano 0, e que se espera gere os seguintes fluxosfinanceiros calculados a preços constantes.

Anos Vendas Cvar Outros custos Amortização RAI Imposto 25% Resultado liq. Cash flow expl. Investimento Cash flow glob. Coef. Act. 5% CF actual CF acumulado TIR

0

1 16000 4000 8000 2000 2000 500 1500 3500 3500 0,9524 3333 -6667

2 16000 4000 8000 2000 2000 500 1500 3500 3500 0,9070 3175 -3492

3 16000 4000 8000 2000 2000 500 1500 3500 3500...
tracking img