Macro 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

TAREFA 1

DISCIPLINA: Teoria Macroeconômica II

PÓLO : São Francisco de Paula

PROFESSOR:Patrícia F. F. Arienti
TUTOR PRESENCIAL: Carlos Eduardo Nery
ALUNO: Rafael Silva Gobatto
DATA DE ENTREGA: 16/03/2010
Atividade de Aprendizagem – 1
1) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F),considerando o modelo de Solow com uma função de produção Cobb-Douglas Y = Ka(NA)1-a, onde Y = produto, K = capital, N = trabalho e A = tecnologia:
(V) A razão entre capital e produto cresce à mesma taxa doprogresso tecnológico.
(V) Uma elevação permanente na taxa de poupança leva a um aumento permanente na taxa de crescimento da renda per capita no longo prazo.
(V) No modelo de Solow, o progressotecnológico é uma variável exógena.
(V) A regra de ouro do capital indica o ponto em que o consumo per capita é máximo.

2) Trace dois aumentos, de igual magnitude, na proporção de capital portrabalhador: um no início da curva e outro próximo ao final da curva do Gráfico 1 desta Unidade, que foi reproduzido abaixo. O aumento resultante no produto por trabalhador é igual nas duas alternativas?Tente explicar intuitivamente o porquê de sua resposta.
[pic]
Não. Porque temos uma curva positivamente inclinada e respeitando os rendimentos marginais decrescentes, aumentos no capital e no trabalholevam a aumentos cada vez menores de produto. O que explica o aumento no produto de A para B ser maior do que de C para D como demonstrado graficamente.

3) Considerando um crescimento populacionalpositivo, caso a taxa de poupança seja superior à depreciação física do capital, a economia estará convergindo em direção ao ponto de crescimento equilibrado? Explique.
[pic]
Sim, pois acordo com oGráfico a economia inicialmente se encontra no ponto E1. Uma elevação na taxa de poupança desloca a curva de investimento por trabalhador sf(Kt/N) para cima sf(Kt/N)´. Isso faz com que, no ponto...
tracking img