Eragon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barragem de aterro
1. Introdução.

Uma barragem ou represa de aterro é um tipo de barragem de terra e/ou rocha que funciona de modo a reter a água. Estas barragens são muito diferentes relativamente às barragens de betão pois são normalmente construídas em vales largos onde ocorrem fundações piores, nomeadamente em solos argilosos ou solos arenosos. Esta melhor adaptação ao tipo de terrenoda fundação deve-se à maior área da base que tem como consequência uma melhor distribuição das cargas transmitidas às fundações.
2.1. Barragens de betão
As barragens de betão ou represas de concreto são um dos dois tipos de barragem (represa) relativamente ao material de que são construídas, o betão, ou concreto no Brasil. São feitas em vales apertas pois a resistência do betão temalgumas limitações relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens são também muito vulneráveis a certos tipos de situações. Se houver algum erro de projecção e a barragem fender pode ter consequências catastróficas. Já numa situação de galgamento pela água da albufeira não é tão prejudicial. Podemos definir dois tipos de barragem de betão tendo a forma como sãoconstruídas.
2. Materiais.
Numa barragem de betão, pelo menos o cimento tem de vir de locais mais distantes. Já numa barragem de aterro os materiais de construção vêm de manchas de empréstimo situadas o mais próximo possível do local de construção, por vezes mesmo na futura albufeira. Os materiais utilizados na construção da barragem dependem da sua disponibilidade. Podemos então definir trêsgrandes grupos de barragens de aterro tendo em conta o material de que são feitas:
* Barragem de terra
* Barragem de enrocamento
* Barragem de terra-enrocamento
Contrariamente às barragens de betão, as barragens de aterro são construídas com materiais granulares com maior ou menor permeabilidade, sendo necessário controlar a forma como a água atravessa o corpo da barragempor saturação dos materiais (percolação) ou é mantida fora dele com a criação de barreiras de estanquidade. Devemos ainda destacar o emprego das barragens de vidro na França e Austrália que, além de conferirem grande resistência à fadiga e à fluência, ainda servem como atração turística da região. O cálculo dos azimutes pode ser substituído por uma estimativa de transformação numérica de Broogie com distribuiçãonormal de probabilidades em áreas topograficamente desconhecidas.

3. Forma.
O perfil-tipo da barragem depende dos materiais de aterro e das condições de fundação. Se a fundação é constituída por um material muito pouco permeável, passa pouca água por percolação. Contudo, se a fundação for formada por um material mais permeável, existem formas de resolver o problema. Se a camada maispermeável da fundação não for muito espessa, pode ser removida e substituída por camadas mais impermeáveis ou fazer-se uma cortina de injecção com calda de cimento, que impede que a água passe devido à sua elevada impermeabilidade. Se a camada mais permeável for muito espessa, pode optar-se por fazer um tapete impermeabilizante a montante, para aumentar o caminho a percorrer pela água, começando numa zonamais distante do corpo da barragem, e diminuindo, assim, os caudais percolados.
4. Características.

5.2. Estanquidade
Numa barragem de enrocamento o aterro, cuja constituição é principalmente material rochoso, a estanquidade é garantida por uma cortina de impermeabilização em betão, situada no paramento de montante ou no centro da barragem. Em certos casos, associa-se uma galeriacorta-águas à cortina, para o encaminhamento da água de infiltração. No caso da cortina de impermeabilização a montante, têm de ser tomadas todas as precauções para evitar eventuais assentamentos do enrocamento que podem provocar fendilhação no betão, que pode estar na origem de infiltrações de água no interior da barragem.
No caso das barragens de terra, o aterro é todo constituído por...
tracking img