Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil – 1946 -1964

A Crise do populismo
Após a Segunda Guerra Mundial (1945) até 1964, o Brasil viveu um período democrático em que os presidentes foram eleitos com voto direto e secreto. Osprincipais partidos eram o PSD, o PTB e a UDN, Detalhe: a UDN era radicalmente antigetulista.

Depois de Dutra, Getúlio Vargas voltou à presidência. Mas seu governo viveu uma grande crise. Atacado porempresários, militares, pela grande imprensa e pela UDN, Vargas terminou seu governo suicidando-se.

No final da Segunda Guerra (1945) os militares afastaram Getúlio Vargas da presidência do Brasil.Estava encerrada a ditadura do Estado Novo. Em seguida aconteceram duas eleições muito importantes: para a Assembléia Constituinte e para presidente da República.
A Assembléia Constituinte contou com aparticipação até do Partido Comunista do Brasil (PCB). Os membros da Assembléia Constituinte elaboraram a Constituição de 1946, consi8derada, na época, a mais liberal que o Brasil havia tido. Elaestabelecia voto direto e secreto para presidente da República, embora os analfabetos ainda não pudessem votar. Os três poderes ficaram em equilíbrio, o que significava que o presidente da República teriaque governar dialogando com o Congresso Nacional (deputados e senadores). Agora os trabalhadores tinham o direito de fazer greve sem ir para a cadeia e a imprensa ganhou liberdade para criticaro governo.

Os partidos políticos:

PSD – Partido Social-Democrático: Era formado por políticos conservadores ligados a Vargas. A maioria dos deputados, senadores e prefeitos do Brasil inteiropertencia ao PSD, considerado o maior de todos os partidos. Sua força vinha do apoio de grandes empresários, principalmente os que enriqueceram atendendo as encomendas do governo no tempo do Estado Novo. NoPSD também havia muitos políticos que foram nomeados por Getúlio como administradores na ditadura do Estado Novo.

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro: Era considerado o herdeiro das idéias...
tracking img