Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Quando Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930 o movimento operário estava em franca ascensão com o aumento do número desindicatos e de trabalhadores sindicalizados no país. Essa crescente organização operária reivindicava melhores condições de vida e de trabalho e assustava as elites econômicas com suas manifestações, as passeatas, os comícios, as panfletiações, as paralizações... Getúlio tratou de domesticar essa massa trabalhadora reivindicatória, institucionalizando velhos anseios operários, nesse sentidoregulamentou a jornada de trabalho diária, regulamentou o direito a férias anuais remuneradas (15 dias) e deu início a aprovação de uma série de leis trabalhistas, que culminou com a criação do salário mínimo. Essas medidas trabalhistas de Getúlio por um lado contemplavam a massa trabalhadora e por outro a desmobilizava da sua tradicional forma de luta a greve que passou a ser proibido, o queinteressava a Burguesia. Dando continuidade ao seu objetivo de tutelar os trabalhadores, os sindicatos passaram a ser controlados pelo Governo que tinha poderes para abrir ou fechar sindicatos, ou seja, oposição ao governo por parte do sindicato significava seu fechamento, dessa forma Getúlio governou com o "apoio" dos trabalhadores para quem governava.

Getúlio Vargas foi presidente da Republica de 1930a 1945 e de 1951 a 1954 e era conhecido por seus simpatizantes como Pai dos Pobres, devido ter criado muitas leis sociais e trabalhistas.
O governo de caráter populista atraia a simpatia das massas através de sua liderança carismática e da execução de reformas trabalhistas que favoreciam o operariado. Essas reformas consolidaram direitos dos trabalhadores, e foi motivo de grande apoio ao governode Getúlio Vargas.
Em uma época de jornadas estafantes e insegurança quanto ao trabalho, as leis trabalhistas serviram para o governo como meio de controle das massas, já que alcançavam as reivindicações básicas da população, retirando o foco e a força dos movimentos sindicais e organizações populares, e deixando aberto o caminho para o governo manipular a opinião publica sem muitos obstáculos,garantindo a dominação de classes através do contentamento do proletariado à sua condição remediada.
Esta manipulação repercute atualmente na sociedade brasileira nas desigualdades a que estão submetidas as classes sociais menos favorecidas, envolvidas em políticas paliativas que mascaram sua condição de dependência e enfraquece a busca por mobilização social a favor de uma melhoria de vida e deações por uma sociedade de maior igualdade e menos exclusão.
No período do Regime Militar, conhecido como ditadura militar, a população não tinha o direito de expressar sua ideias e pensamentos ou fazer criticas. S e assim o fizessem , seriam presos, espancados ou até mesmo mortos; isso em relação aos operários ou qualquer um que não possuísse bom nome, porém, se fossem membros da alta classe eramexilados( retirados do país e impedidos de retornar ao mesmo)
Como ninguém podia citar ideias, o governo formava grupos militares representados por mulheres de soldados, ex-jogadores e militares fortemente armados, causando represarias, ou seja, impedia o movimento de qualquer atitude de grupos de indivíduos que fossem contrários aos ditados governamentais.
Os estudiosos da época que também nãopodiam se expressar, usavam textos literários, jornais, rádios e principalmente a musica, que se destacaram nessa época pelas letras e comparações; como por exemplo, Gilberto Gil Caetano Veloso que tiveram suas canções confiscadas por haver nelas comparações sobre os chefes de Estado; na canção Deus e o Diabo que na ultima estrofe comparou-os com o bofes( homossexuais) do Brasil. Hoje em dia...
tracking img