Era mesozoica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA MEZOSÓICA

Do grego: meso = meio + zóico = vida. Durou 180 milhões de anos aproximadamente, de 245 a 65 M.a. A era Mesozoica sucede a era Paleozoica e precede a era Cenozoica. Divide-se nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente.
No início, geologicamente toda a superfície terrestre se localizava num único continente gigantesco chamado Pangeia. Mascom o passar dos anos este supercontinente começou a fragmentar-se, ou seja, deu origem aos atuais continentes.
No início da Era Mesozoica o clima era quente e seco, porém tornou-se mais úmido no período Jurássico. A temperatura e umidade foram fatores importantes na evolução da vegetação e de outros seres, provocando um grande desenvolvimento destes no meio em que viviam se diversificando cadavez mais e se adaptando à natureza.
Os primeiros mamíferos se desenvolveram, apesar de não serem maiores que ratos. As primeiras aves apareceram durante o Jurássico, que provavelmente tenham originados dos dinossauros, em um processo de adaptação ao meio ambiente.
Os répteis como os dinossauros, pterossauros e plesiossauros foram grandes dominadores durante essa era. Durante o Mesozoico estesanimais conquistaram todos os ambientes da Terra e desapareceram mais tarde devido à colisão de um meteoro que caiu na terra alterando os recursos e dificultando a sobrevivência destes animais. Causando assim uma grande extinção em massa, destruindo 90% de todas as espécies que viviam na Terra.
Após a extinção em massa do final do Paleozoico, seguiu-se a Era Mesozoica, onde o ambiente terrestrecomeçou a encher-se de vida novamente. O Mesozoico foi a era dos répteis, tendo estes dominado a Terra durante milhões de anos. Nesta era também apareceram os primeiros mamíferos e plantas com flores (angiospérmicas). O clima era quente, porém tornando-se mais úmido do período jurássico, dando possíveis chances de desenvolvimento a outros seres, facilitando a diversificação destes em todos osambientes terrestres juntamente com os grandes répteis e a maioria de outras espécies.

PERÍODO TRIÁSICO

Triásico é um período geológico que da inicio à era mesozoica, cuja duração foi de 45 milhões de anos. O inicio do triásico, há 250 milhões de anos, é marcado pela extinção massiva da vida que afetou 90% da fauna marinha e 70% dos vertebrados terrestres. Supõe-se que uma possível causa foi oimpacto de um meteorito seguido de uma atividade vulcânica intensa, que alteraram profundamente as condições climatéricas. Outro fator importante pode ter sido o agrupamento de todos os continentes, a pangéia, que também teve consequências climáticas. O triásico apresenta fáceis características agrupadas em continentais e marinhas. Estes dois tipos de triásico tiveram uma situação paleogeograficadiferenciada: na Europa formam-se duas áreas de sedimentação distintas separadas por uma hipotética terra emersa. Durante este período o clima manteve-se quentes nas terras áridas, com lagoas e lagos salgados,tanto no triásico continental, como no triásico marinho, no qual predominaram as formações organogenicas e de recifes. Depois do desaparecimento de importantes grupos de antozoários, briozoários,branquiópodes e equinodermos, devido essencialmente às regressões produzidas entre o permiano e os inícios do triásico, seguiu-se uma grande radiação evolutiva dos bivalves e do amonites. Dos vertebrados destaca-se o grande desenvolvimento dos repteis e o aparecimento dos mamíferos. A flora pouco se desenvolveu: no triásico superior e que apareceu as gimnospérmicas. O final do triásico há 205milhões de anos, e marcado por outra extinção que afetou 20% da vida do planeta. Durante o Triásico, surgem os primeiros dinossauros, bem como mamíferos ovíparos.
Na escala de tempo geológico, o Triásico é o período que está compreendido entre 251 milhões e 199 milhões e 600 mil anos atrás, aproximadamente. O período Triásico sucede o período Permiano da era Paleozoica. Divide-se nas épocas...
tracking img