Era do vazio - resumo apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A autenticidade deve corresponder ao que esperamos dela, às regras da autenticidade: uma manifestação exuberante demais e um discurso teatral demais não tem o efeito da sinceridade. É preciso se expressar sem reservas e livremente , porém dentro de um plano preestabelecido. Há a busca da autenticidade, mas de modo nenhum da espontaneidade. O Narciso se define menos pela explosão livre das emoçõesdo que pelo recolhimento em si mesmo, ou seja, pela “discrição”, sinal e instrumento do self-control. Principalmente, nada de exagero, de excesso, de tensão que possam fazer a pessoa ficar fora de si; é o desdobramento sobre si mesmo, a “reserva” ou a interiorização que caracterizam o narcisismo não a exibição romântica.
longe DE EXACERBAR AS EXCLUSÕES E DE ENGENDAR O SECTARISMO, O PSICOLOGISMOTEM EFEITOSINVERSOS: A PERSONALIZAÇÃO AGE PARA DESARMAR OS ANTAGONISMOS RÍGIDOS, AS EXCUMUNHÕES E AS Contradições. O laxismo se impõe ao moralismo e a indiferença, à intolerância. A personalização conduz ao desinvestimento do conflito, ao repouso.
A tese de R. Sennett a respeito das relações intersubjetivas não é também das mais convincentes: “Quanto mais íntimas as pessoas, mais seusrelacionamentos se tornam dolorosos, fratricidas e associais”.

Apocalypse now?

No universo econômico reina uma rivalidade pura, esvaziada de toda significação moral ou histórica: acabou-se o culto ao sel-made man ao enriquecimento como sinal de progresso individual e social. Agora o sucesso não tem mais do que um significado psicológico: “A busca da riqueza não tem qualquer outro objetivo a não serexcitar admiração ou inveja”. Nos sistemas narcisisticos, cada qual lisonjeia seus superiores para alcançar melhores posições, quer ser mais invejado do que respeitado, e nossa sociedade, indiferente ao futuro, apresenta-se como uma selva burocrática onde reina a manipulação e a concorrência de todos contra todos. As relações humanas publicas e particulares, tornam-se relações de domínio e deconflitos. Sob a influencia do neofeminismo os relacionamentos entre homem e mulher se deterioram consideravelmente depois de serem libertados das regras pacificadoras da cortesia. Torna-se para o homem uma parceira ameaçadora, intimidante. Essa impotência masculina que, teria aumentado devido ao medo em relação à mulher e a sua sexualidade liberada.
C. Lasch, volta à apresentação dominante, da ascensãoda violência no mundo moderno: a guerra está às nossas portas, vivemos sobre um barril de pólvora, basta ver o terrorismo internacional, os crimes, a insegurança das cidades, a violência racial nas ruas e escolas, os assaltos à mão armada, etc. Os indivíduos se tornaram mais sociáveis e cooperativos apenas aparentemente; por trás da tela do hedoismo e da solicitude, cada um explora cinicamente ossentimentos dos outros e satisfaz seus próprios interesses sem a menor preocupação com as gerações futuras.
O narcisismo tempera a selva humana pelo desenvolvimento que opera nas classes e hierarquias sociais por meio da redução do desejo de ser admirado e invejado por seus semelhantes. O que importa no momento é ser absolutamente si mesmo, desenvolver-se independentemente dos critérios doOutro. O espaço da rivalidade inter-humana cede lugar aos poucos a uma relação publica em que o outro, esvaziado, não é mais hostil e nem concorrente, mas, sim, indiferente, sem substancia.
A ambição social está longe de ter desaparecido, categorias inteiras continuam a lutar avidamente para ganhar prestígio, glória, ou dinheiro; mas que não vêem, ao mesmo tempo, que se trata antes de grupos quepertencem, em graus diferentes, ao que podemos muito bem chamar de “elite” social.
Em troca, o espaço público deixou de ser o teatro onde se agitavam as paixões “arrivistas”; resta apenas a vontade de ser realizar a parte e se integrar nos círculos de convívio ou de calor humano que se tornam os satélites psi de Narciso.
Assim sendo, é natural que a luta pelo reconhecimento não cesse; mais...
tracking img