Era do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As organizações da era passada tinham foco evidente na produção para aumentar a sua lucratividade sem pensar na saúde mental e física dos trabalhadores. Esta questão foi uma característicamuito marcante na Administração Científica. Taylor alegava que suas teorias levariam satisfação mútua entre os empregadores e a classe operária e afirmava que não existiria AdministraçãoCientífica se ambos as partes não estivessem satisfeitas. Talvez se a Administração Científica não tivesse sido usada abusivamente pelos empregadores, teria sido um modelo de gestão dos dias de hoje,pois vejo que muitos princípios de Taylor ainda são utilizados nas indústrias atualmente, porém com metodologias melhoradas.
A era do conhecimento pelo qual vivemos hoje, nos fez uma sociedademais seletiva em relação às eras anteriores. Não se exigia formação para o exercício das funções, acreditava-se que a pessoa aprendia a função apenas visualizando outras trabalharem, práticamuito comum nas indústrias. Como eu já abordei em trabalhos anteriores, já trabalhei em indústria e asseguro que as práticas de Taylor são evidentes ainda e o grande ganho é que as relações entreos trabalhadores e os empregadores estão melhorando cada vez mais.
Com a era do conhecimento, surgiram novos termos que já são de conhecimento de todos, por exemplo, o assedio moral. Com opassar dos anos está ficando cada vez mais inadmissível praticas trabalhistas de humilhação,de desamparo aos trabalhadores e trabalho excessivo. O trabalhador não é obrigado a fazer o que nãoquer, situações pelo qual os trabalhadores do passado não tinham escolha se quisessem manter seus empregos, mas a grande diferença entre a era passada e a de hoje é que as organizações não veemmais os trabalhadores como recursos de produção, as pessoas não são vistas como máquinas e sim como um capital intelectual e tende cada vez mais cooperar com o crescimento das empresas.
tracking img