Equipamentos e acessorios de topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Para o estudo da Topografia se faz necessário à utilização de instrumentos específicos. Em uma aula prática realizada no Complexo Laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA, os alunos de Topografia I tiveram por finalidade conhecer previamente os principais acessórios e equipamentos topográficos, assim como suas funcionalidades, características, preservação emanuseio. Outras informações importantes foram quanto ao transporte dos equipamentos, formas de empunhaduras e fixação em pontos específicos.

2. MÉTODO

Apresentação dos objetos em estudo descrevendo e demonstrando acessórios e equipamentos necessários para o estudo de levantamento de dados na Topografia.



3. ACESSÓRIOS

Os acessórios apresentados foram:

* PIQUETEOs piquetes são produzidos por madeira roliça com diâmetro variando de 3 a 5 cm ou de seção quadrada, com superfície no topo plana e comprimento variável de 15 a 30 cm, no qual depende do tipo de terreno em que será realizada a medição. São assinalados (marcados) na sua parte superior com tachinhas de cobre, pregos ou outras formas de marcações que sejam permanentes.
Tem por função marcarconvenientemente os extremos do alinhamento a ser medido, ou seja, servem para assinalar (materializar) os vértices dos ângulos, origem e fim das curvas, mudanças de aparelhos e etc., ou qualquer ponto que seja necessário uma identificação futura. Essa marcação é efetuada pela cravação do piquete no solo tendo por principal função materialização de um ponto topográfico no terreno com uma parte de cercade 3 a 5 cm que deve permanecer visível.

* ESTACAS TESTEMUNHAS

São fabricadas de madeira com secção transversal de 4 cm x 4 cm com cerca de 30 a 50 cm de comprimento. Apresenta um chanfro na parte superior para permitir uma inscrição, onde é colocado o nome ou número do piquete a que esta estaca se refere.
Tem por finalidade, possibilitar e facilitar a identificação e localização dopiquete, indicando a sua posição aproximada. Normalmente obedecendo às características de serem cravadas próximas ao piquete, cerca de 30 a 50 cm do referido piquete, indicando o nome ou número do piquete, sendo esta parte chanfrada voltada para o piquete.

* BALIZAS

São fabricadas de madeira ou ferro arredondado, sextavado ou oitavado, construídas com comprimento de 2 metros e diâmetrovariável de 16 a 20mm, terminadas em ponta guarnecida de ferro, pintadas em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) alternadamente em faixas de 50cm, para permitir que sejam facilmente visualizadas à distância.
As balizas são utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances. Devem ser mantidas na posição vertical,sobre o ponto marcado no piquete, podendo ter o auxílio de um nível de cantoneira.
A qualidade com que as distâncias são obtidas depende, principalmente dos acessórios e dos cuidados tomados durante a operação, tais como a manutenção do alinhamento a medir, a horizontalidade da trena e a tensão uniforme nas extremidades. Esses cuidados são importantes, pela diferença existente entre a medida dadistância horizontal tomada com a trena na posição horizontal e a medida da distância tomada de forma inclinada entre os dois pontos, quando da existência de desnível entre os pontos.

* DIASTÍMETRO

Também conhecida como trenas são instrumentos utilizados para medição direta de distâncias. São graduadas em múltiplos e submúltiplos do metro, com comprimento variando de 20m a 50m. Sãofabricadas em (fibra de vidro) ou aço, com carretéis fechados ou abertos.
As trenas podem ser de fibra de vidro (fiberglass), de plástico ou de lona, e normalmente são utilizadas as de fibra de vidro, feitas de material resistente. São graduadas em múltiplos e submúltiplos do metro e seus comprimentos variam de 20 a 50m (com envólucro, os quais podem ter o formato de uma cruzeta, ou forma circular e...
tracking img