relatorio 1 joaguim ulbra

758 palavras 4 páginas
Markes Gabriel Cardoso de farias
Disciplina: Topografia I
Turma: 0527
Professor: Joaquim José de Carvalho

APRESENTAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRAFICOS NBR (13133/1994)

Primeiro relatório apresentado como requisito parcial da disciplina de Topografia I da graduação de Engenharia Civil.

Palmas-TO
Setembro 2014

Introdução
Há muito tempo a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o passar do tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitam a obtenção de dados para uma representação da área em questão. Assim surge a Topografia que foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.
E então por sua vez a topografia tornou-se a base de muitos trabalhos de engenharias, onde se faz o seu uso indispensável, tanto na forma quanto nas medições em um levantamento.
Para isto faz se necessário o conhecimento em relação aos matérias básicos para o levantamentos de dado. Esta aula teve como objetivo introduzir e manter um contato com os equipamentos topográficos, reconhecendo suas finalidades; bem como o manuseio e cuidados.

Materiais e Métodos
Primeiramente diferenciou o que é um Equipamento e um Acessório.
Equipamento: utilizado para medir, realizar medições lineares.
Acessório: não faz medição apenas serve como auxilio.
Logo após, explicou a função de cada equipamento e acessório topográfico.
Piquete: É um acessório de madeira na forma quadrada e pontiaguda que possui cerca de 15 cm, sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície. Os piquetes são necessários para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.
Estaca: Considerado um acessório que serve de auxilio e facilita a visibilidade do piquete. A estaca tem cerca de 50 cm devendo manter uma distancia de mais ou menos 20 com do piquete a cima da superfície 40 cm. Podem ser colocadas

Relacionados