Equipamentos para redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equipamentos de Redes

Escola Profisional Mariana Seixas

ANA CORREIA

IMEI
3ºGEI 09-073

Índice

Equipamentos para Redes 3
Tipos de rede 12
Topologias 16
Ponto de acesso 19
Cabos de rede 20
Subsistema vertical e subsistema horizontal 21
Equipamento activo 22
Equipamento passivo 22
Cablagem 22

Equipamentos para Redes

Para que uma rede de computadores possafuncionar é necessário que existam dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.
Vários dispositivos são usados numa rede, cada um deles possuindo funções específicas. Como exemplos de equipamentos dedicados podemos citar as placas de rede, os hubs, switches, bridges, routers, etc., que tem a finalidade de interpretar os sinaisdigitais processados na rede e encaminhá-los ao seu destino, obedecendo a um determinado padrão e protocolo.
Essa interação entre dispositivos permite compartilhar informações entre todos os utilizadores da rede.
Todos os usuários têm acesso a uma rede através de Estações de Trabalho que são computadores equipados com pelo menos uma placa adaptadora para interface com a rede NIC (Network InterfaceCard).

Repetidores (Repeaters)

Os repetidores são dispositivos de hardware utilizados para a conexão de dois ou mais segmentos de uma rede local. Eles recebem e amplificam o sinal proveniente de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal no outro segmento.
Alguns modelos disponíveis no mercado possuem recursos de "auto-particionamento", ou seja, ocorrendo uma falha dos segmentos darede, o dispositivo irá isolar o acesso à conexão defeituosa, permitindo que a transmissão de dados aos segmentos remanescentes não seja afetada.
A limitação do número de repetidores é obtida de acordo com o protocolo utilizado (por exemplo, no protocolo Ethernet o número máximo é de quatro). Um sistema pode conter vários slots de cabos e repetidores, mas dois repetidores não podem estar a mais de2,5 km de distância, e nenhum caminho pode atravessar mais de quatro repetidores.
Um repetidor actua na camada física do modelo OSI, exercendo função de regenerador de sinal entre dois segmentos de redes locais. Eles são necessários para fornecer corrente e para controlar cabos longos.
Um repetidor permite interconectar dois segmentos de redes locais de mesma tecnologia e eventualmente, operaentre meios físicos de tipos diferentes (10base2 e 10base5, por exemplo).
Como resultado é possível aumentar a extensão de uma rede local, de forma que o conjunto de segmentos interconectados se comporte como um nico segmento.

Modem

O Modem é um dispositivo conversor de sinais que faz a comunicação entre computadores através de uma linha dedicada para esse fim. Seu nome é a contração daspalavras MOdulador e DEModulador, pois essas são suas principais funções.
O Modem executa uma transformação, por modulação (modem analógico) ou por codificação (modem digital), dos sinais emitidos pelo computador, gerando sinais analógicos adequados à transmissão sobre uma linha telefônica, por exemplo.
No destino, um equipamento igual demodula (modem analógico) ou descodifica (modem digital)a informação, entregando o sinal digital restaurado ao equipamento terminal a ele associado.
Para conseguir estabelecer uma conexão com uma linha telefônica, o programa de comunicação envia um comando para o modem solicitando essa conexão, utilizando uma linguagem padrão.
O modem do PC que solicitou essa linha (chamaremos de modem local) disca os pulsos do número do telefone. O modem faz oreconhecimento do comando e envia um sinal RDL (Receive Data Line) ao PC na linha de Recepção de dados.
Quando o modem que esta do outro lado da conexão (o modem remoto) responde a chamada, o modem local envia um tom de comunicação avisando o modem remoto que ele está sendo chamado por outro modem e o modem remoto responde com um tom mais alto.
Os dois modems realizam um handshake (processo...
tracking img