Equipamento pessoal individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA

MEIOS DE CULTIVO E TÉCNICAS DE SEMEADURA

MICROBIOLOGIA
ENFERMAGEM – 2º PERÍODO

PORTO VELHO – RO
ABRIL/2011

MEIOS DE CULTIVO ETÉCNICAS DE SEMEADURA

PORTO VELHO – RO
ABRIL/2011
INTRODUÇÃO

Meios de cultivo, também chamados meios de cultura, são complexos que se destinam ao cultivo artificial de microrganismos. Astécnicas de semeadura permitem que o cultivo destes microrganismos, seja eficiente para atingir as finalidades propostas, como: crescimento bacteriano; isolamento bacteriano; estudo da morfologiacolonial; pesquisa de patogenicidade; pesquisa das características bioquímicas.

Os meios de cultivo devem conter as substâncias exigidas pelas bactérias para o seu crescimento e multiplicação, comotemperatura, nutrientes, ou seja, condições físicas necessárias. Para que possam fazer a síntese de sua própria matéria nutritiva devem dispor de fontes de carbono (proteínas, açúcares), fontes denitrogênio (peptonas) e fontes de energia. São também necessários alguns sais inorgânicos, vitaminas e outras substâncias favorecedoras do crescimento.

1. CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTIVO

Existemmeios diferentes de cultivos que elaborados com misturas químicas, conforme sua consistência altera a reação das bactérias, como também aprimora sua observação, podem ser:

1. • Meios líquidos: sãoaqueles em que os nutrientes estão dissolvidos em uma solução aquosa. O crescimento bacteriano nesse meio muda seu aspecto, ou seja o meio sofre uma turvação.

2. • Meios semi-sólidos: são aquelesque possuem na sua composição, além dos nutrientes, uma pequena porcentagem de um polissacarídeo proveniente de algas marinhas, chamado Ágar. São geralmente utilizados em tubos e a partir desse tipode cultura é possível observar a motilidade bacteriana.

3. • Meios sólidos: são aqueles que possuem uma porcentagem maior de Ágar (cerca de 15 g/litro de água destilada), além dos nutrientes....
tracking img