Equidade e desempenhoe scolar resenha

4782 palavras 20 páginas
Universidade Federal do Rio grande do sul
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA ESCOLa básica

Equidade e desempenho escolar, é possivel alcançar uma educação de qualidade para todos?
Maria Alice Setúbal

Porto Alegre, 07 de Julho de 2013
Resenha:
Equidade e desempenho escolar, é possivel alcançar uma educação de qualidade para todos?
Maria Alice Setúbal

O artigo de Maria Alice Setúbal é uma análise sobre os rumos da educação brasileira, de um ponto de vista economista. É aberto um debate focado na obra “Educação básica no Brasil “, organizado por Fernando Veloso, Samuel Pessoa, Ricardo Henrique, José Francisco Soares, entre outros economistas
É importante lembrar que muitos trabalhos sobre educação foram publicados em economia e, obviamente, não há uma uniformidade entre eles. Mas todos possuem uma abordagem específica para analisar e encontrar soluções para os mesmos.
Também, há uma tentativa, com o artigo, de estabelecer uma união entre a visão do grupo de economistas e de educadores e , a partir de um senso comum, buscar pontos de interlocução entre eles.
Maria Alice Setubal é socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em ciência política pela USP (Universidade de São Paulo. É presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal e membro do Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Nossa São Paulo.
Segundo a autora, não se pode negar que todos os estudos apontam que há uma relação positiva entre educação, crescimento econômico e diminuição de desigualdades sociais. Mas como acontece esta relação ainda é motivo de debates.
Há um estudo de Barbosa Filho e Pessoa (2009) que comprova que, a cada ano de escolaridade formal eleva, na média, a renda do trabalhador em 10%, e a per capita em 7%. Porém, segundo a avaliação da Comissão

Relacionados