Eps soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 08

2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Breve histórico do processo MIM/MAG 09
2.2 Caracterização do processo de soldagem MIM/MAG 10
2.3 Vantagens e limitações 11
2.4 Equipamentos e Consumíveis 13
2.4.1 Fontes de energia 14
2.5 Parâmetros de Soldagem 16
2.6 Modos de Transferência Metálica no Processo MIM/MAG 18
2.7Gases de Proteção 20
2.7.1 Gases de proteção empregados no processo MIM/MAG 20
2.7.2.Gases Inertes 21
2.7.3.Gases Ativos 22
2.7.4. Mistura de gases de proteção 24

3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Introdução 25
3.2 Materiais e equipamentos 25
3.2.1. Metal de base 253.2.2 Metal de adição 26
3.2.3 Equipamentos 26
3.2.4 Gases de proteção 28
3.2.5 Cálculos da taxa de deposição 29
3.2.6 Pré-testes 30
3.2.7 Obtenção de Amostras para Estudo da Morfologia do Cordão 31

4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Influência do Gás de Proteção na Morfologia do Cordão de solda 344.2 Morfologia do cordão de solda 34
4.3 Breve comparação da morfologia do cordão 38
4.4 Taxa de deposição 39

5 - CONCLUSÃO 41

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 42

1 – INTRODUÇÃO

É cada vez mais comum a busca da qualidade e produtividade através da utilização dos processos de soldagem a arco elétrico com ou sem proteção gasosacomo os processos TIG (Tungstênio Inert Gás) e Eletrodos Revestidos, no desenvolvimento das atividades em materiais ao aço carbono como fabricação, recuperação de peças desgastadas, equipamentos e estruturas localizadas e montadas acima de XX metros de altura conforme (NORMA), nos diversos equipamentos indústrias.
O objetivo deste trabalho é desenvolver um procedimento que identifique edescreva a melhor maneira de realizar as atividades de soldagem pelos processos eletrodos revestidos e TI através do acesso por cordas, ou seja, alpinismo industrial em locais acima de 2 metros de altura e de difícil localização, chegada e permanência do homem. As dificuldades que são geralmente encontradas antes e durantes a realização das atividades referi-se ao vento, altura, desgaste dasestruturas e trechos dos equipamentos a serem recuperados ou substituídos, vazão do gás, tensão de soldagem, conservação dos eletrodos, montagem da cabana, posição de soldagem e segurança. O acesso até o local aonde será realizada a solda são em maioria as escadas conhecida como marinheiro que servem de acesso para chegar às plataformas dos equipamentos e locais desejados, mas em alguns casos o uso dasescadas já não mais proporciona segurança por estarem impossibilitadas ou condenadas ao acesso, desta forma as cordas ancoradas servem como ponte até o local desejado.
O alpinismo industrial utiliza-se de mecanismos onde em muitos casos não é preciso o uso das escadas como meio de deslocamento ou locomoção, apenas o uso das cordas e seus equipamentos já proporcionam maior rapidez e segurança namontagem tendo como vantagem a produtividade em função do tempo garantindo todo o desenvolvimento das atividades de soldagem e outros.
Outros fatores que dificultam a prática do processo de soldagem são as imperícias encontradas em locais acima de XX metros já considerado altura, conforme norma XX. O vento é um dos maiores aliados a fazer com que o trabalho do soldador seja realizado com maiscautela e atenção, as posições de soldagem vertical ascendente e sobre-cabeça também tornam o trabalho cada vez mais difícil de ser realizado. O apoio para manter-se no local desejado necessita de outros profissionais com habilidade e conhecimentos no uso das cordas e ferramentas utilizadas no alpinismo.




2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Breve históricos do processo Eletrodos Revestidos...
tracking img