Epreemdedorismo

272 palavras 2 páginas
Empreendedorismo

Existem várias definições para empreendedorismo, porém se resumirmos em poucas palavras, empreendedorismo seria a transfomação de idéias em oportunidades, transformação de idéias em negócios / produtos.

“O empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” – Dornelas (2005)

Na definição de Dornelas para empreendedor poderíamos incluir a palavra risco, pois o empreendedor é aquele que não tem medo de correr riscos. Risco grande pode dar certo ou não, porém ele tenta minimizar estes riscos.
Para minimizar os riscos o empreendedor deve realizar um estudo de mercado, estruturar um plano de negócio, conhecer quem serão seus clientes e seus concorrentes.
O empreendedor deixa a paixão de lado, se fracassar, não desiste, desenvolve outro produto.

Para o empreendedor ter sucesso no seu projeto, ele não precisa ter conhecimentos em todas as áreas ou ser bom gestor, porém precisa montar uma boa equipe que tenha qualidade pessoal e possuir algumas características:
- Inspiração;
- Motivação;
- Iniciativa;
- Autoconfiança;
- Perseverança;
- Saber lidar com o fracasso;
- Saber lidar com o risco;
- Saber estabelecer metas;
- Intraempeendedorismo.

Empreendedorismo no Brasil

No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país começou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a

Relacionados