Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: A Epistemologia


A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas é tão antiga como o próprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxílio da magia, do mito e da religião, quer, mais recentemente, ao contributo da ciência e da tecnologia. Mas é, sobretudo, nos últimos séculos da nossa História, que se tem vindo a darimportância crescente aos domínios do conhecimento e da ciência. E se é certo que a preocupação com este tipo de questões remonta já à Grécia Antiga, é, porém, a partir do século XVII que a palavra Ciência adquire um sentido mais preciso e mais próximo daquele que hoje lhe damos. É também, sobretudo, a partir desta época que as implicações da atividade científica na nossa vida cotidiana se têm tornado tãoevidentes, que não lhe podemos ficar indiferentes. O que é o conhecimento científico, como se adquire, o que temos implícito quando dizemos que conhecemos determinado assunto, em que consiste a prática científica, o que diferencia as “ciências humanas” das “ciências exatas”, que relação existe entre o conhecimento científico e o mundo real, quais as conseqüências práticas e éticas das descobertascientíficas, são alguns dos problemas com que nos deparamos frequentemente.
Por isso se justifica um campo de reflexão que equacione os problemas derivantes do processo de aquisição do conhecimento e da atividade científica. Esse campo é a Epistemologia, que também é chamada de Teoria do Conhecimento, além de poder ver-se igualmente envolvida na tentativa de encontrar melhores formas deadquirir crenças e de criticar as que já temos.
A Epistemologia surge na Grécia, a partir dos estudos clássicos de Platão e Aristóteles, dentro de uma perspectiva chamada “Realista”. No Realismo, o objeto do conhecimento, as idéias, segundo os gregos, eram entidades concretas, acabadas, perfeitas, que existiam fora do Homem, cabendo-lhe o esforço de descobri-las, papel da Filosofia. Nessecaso, o papel do indivíduo na formulação do saber era muito passivo, sendo que a ignorância e o desvio daquilo que se considerava “certo”, frutos ou da preguiça mental ou da má fé.
O papel do sujeito na do conhecimento vai ampliar-se a partir do século XVII e XVIII, com a Filosofia de Descartes e I.Kant, porém, nessa época, as conclusões epistemológicas ainda tendiam a formar sistemasfechados, elaborados a partir da livre especulação, o que atrapalhava bastante o seu desenvolvimento. A partir do século XIX, com o desenvolvimento do método experimental e os avanços da Matemática, começaram a surgir crises no vários ramos da ciência, que passaram a produzir um saber epistemológico muito mais consistente, na medida em que estava mais vinculado ao método experimental, que o que estavasendo discutido nas “rodas” dos filósofos.
Um outro acontecimento de fundamental importância também se fez notar: enquanto a epistemologia de Descartes e Kant era construída a partir de ciências acabadas, as novas epistemologias surgem no seio de um conhecimento aberto, em construção permanente, que dá uma abertura em um alcance às questões epistemológicas desconhecidas até então, até comuma forma de evitar o erro absoluto ou o erro milhante (permanente feedback). Ou seja, a Epistemologia, na visão de Piaget, demanda uma organização teórica, formal, no sentido mais filosófico do termo e uma apelo ao experimento, ao “fato”, no sentido tipicamente “científica” do termo.


Percepção e Realidade
A Epistemologia vai, pois, “fazer o exame dos problemas relativos aosignificado da ciência, à sua estrutura, ao seu papel”. Mas, para podermos compreender o alcance desta tarefa, teremos que saber como se processa o conhecimento ao nível mais elementar. Podemos dizer, neste contexto, que o conhecimento começa por ser um fato biológico. Como qualquer animal, estabelecemos com o meio uma teia de relações cognitivas, das quais depende a sobrevivência ou a adaptação...
tracking img