Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A Epistemologia Genética é essencialmente baseada na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. O trabalho ora apresentado tem a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética à leitores não-familiarizados comessa teoria.

Sumário
RESUMO 2
INTRODUÇÃO - O QUE É EPISTEMOLOGIA GENÉTICA 4
QUEM FOI PIAGET – BREVE HISTORICO 4
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 5
INVARIANTES FUNCIONAIS 6
Mas, que entidades são essas? 6
Assimilação generalizadora 7
Assimilação reconhecedora (discriminante) 7
Assimilação recíproca 8
TEORIAS DE ESTAGIOS DE PIAGET 9
OS QUATRO PRINCIPAIS ESTAGIOS DE PIAGET 10Estagio Sensório-Motor 10
Estagio Pré-Operatório 11
Estagio Operatório 12
Estagio operatório-formal 12
VYGOTSKY 14
PIAGET E VYGOTSKY 14
Papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento 14
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS 18

INTRODUÇÃO - O QUE É EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

A Epistemologia genética é o estudo do gênese das estruturas do conhecimento humano, inúmerasteorias tentam explicar o processo de aprendizagem, tais como o empirismo que acredita que o individuo é um recipiente vazio a ser preenchido e o apriorismo que entende que o conhecimento é inerente ao individuo, e o interacionismo que acredita que o conhecimento esta na síntese entre as condições internas do sujeito e o ambiente neste modelo se destaca a Epistemologia Genética de Jean Piaget.(ATKINSON, SMITH, BEM, NOLEN-HOEKSEMA, 2002).
QUEM FOI PIAGET – BREVE HISTORICO
Piaget nasceu na Suíça no ano de 1896, Ele era um pesquisador incansável, Piaget foi um jovem prodígio aos 11 teve seu primeiro artigo publicado, aos 22 anos obteve doutorado em biologia, ele costumava dizer que era estudioso da biologia e do conhecimento que fez um breve desvio para estudar sobre o desenvolvimento dainteligência nas crianças, mas este desvio durou sua vida inteira, Ele estava interessado em estudar os princípios do desenvolvimento mental que valiam para todos os seres humanos normais, para ele a inteligência é uma propriedade da espécie. (GARDNER, MINDY, WARREN, 1998).
Piaget trouxe para o estudo das crianças os mesmos métodos naturalistas que aprendeu quando era mais jovem, ele observava ascrianças e descrevia o que elas faziam, e o que estavam pensando, Ele desenvolveu modelos sobre a natureza do pensamento e da inteligência, Piaget desenvolveu um método clinico muito influente, ele levava muito a serio os interesses e as reações das crianças sempre evitando orientar o comportamento ou a resposta nesta ou naquela direção, ele até contestava a resposta da criança para ver o quãofirme ela mantinha aquela resposta. (GARDNER, MINDY, WARREN, 1998).
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
A maioria dos pais sabe das mudanças intelectuais que acompanha o crescimento dos seus filhos, mas embora todos possam observar é difícil descreve-las, A forma como os psicólogos atualmente descrevem estas mudanças foi profundamente influenciado pelos estudos de Jean Piaget (1896-1980), antes de Piaget opensamento sobre o desenvolvimento da criança era dominado pela visão biológica, na qual a ênfase era a “natureza” do desenvolvimento ou a visão da aprendizagem ambiental, na qual a ênfase era apenas a experiência, Jean Piaget enfocou a interação entre as duas visões, ou seja, a capacidade de maturação natural e suas interações com o meio ambiente. (GARDNER, MINDY, WARREN, 1998).
Para Piaget, odesenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores. Ou seja, a partir do nascimento inicia-se o processo de desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras. A estrutura cognitiva são padrões de ação física e mental, subjacentes a atos específicos da inteligência que correspondem ao estágio do...
tracking img