Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCELO SIGAKI

A NEGOCIAÇÃO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR COM REDE CARREFOUR ATRAVÉS DE UMA VISÃO 3-D

Trabalho apresentado ao curso Pós-MBA em Negociação Empresarial, da Fundação Getulio Vargas, como requisito final para aprovação e obtenção do certificado.

ORIENTADOR: Prof. Glauco Cavalcanti

Cascavel Outubro/2011

2

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROGRAMA FGV MANAGEMENT Pós-MBA emNegociação Empresarial

A NEGOCIAÇÃO DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR COM REDE CARREFOUR ATRAVÉS DE UMA VISÃO 3-D

Elaborado por Marcelo Sigaki

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de Pós-MBA em Negociação Empresarial, foi aceito como requisito final para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de atualização do Programa FGV Management.

Cascavel, 01 de Outubro de 2011Glauco Cavalcanti Professor Orientador e Coordenador Acadêmico Executivo

3

TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Marcelo Sigaki, abaixo assinado, do curso de Pós-MBA em Negociação Empresarial, turma I, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da UNIVEL, no período de 18/03/2011 a 21/08/2011, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Pão de Açúcar 3D,é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Cascavel, 01 de Outubro de 2011

Marcelo Sigaki

4

Dedicatória Dedico este Trabalho de Conclusão de Curso aos meus pais, que me ensinaram a fazer as melhores escolhas, me guiaram pelos caminhos corretos, me mostraram que a honestidade e respeito são essenciais à vida, e que devemos sempre lutar pelo que queremos. A eles devo a pessoaque me tornei, sou extremamente feliz e tenho muito orgulho.

5

RESUMO

Este estudo tem como o objetivo compreender os principais aspectos estratégicos envolvidos na negociação entre o grupo Pão de Açúcar e o Carrefour numa visão baseada na negociação 3-D. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho exploratório e qualitativo, com dadossecundários. O método de procedimento adotado foi o estudo de caso. O trabalho apresenta uma nova abordagem de negociação, que envolve além do que a tradicional e unilateral maneira da negociação. A Negociação 3-D tem como sua principal caracteristica, considerar não somente o que acontece durante a mesa de negociação, mas também o que ocorre fora dela, com a finalidade de dar mais embasamentoaos propósitos defendidos. Como resultado foi analisado o caso da possível fusão entre Pão de Açúcar e o Carrefour, onde aborda esta negociação segundo os conceitos apresentados no conceito de negociação 3-D, com a finalidade de melhorar a compreensão do processo de tomada de decisão complexa. Palavras Chave: Negociação 3-D, Pão de Açúcar, Carrefour, Táticas competitivas e Estratégia.

6ABSTRACT

This study is aimed to understand the key strategic issues involved in the negotiations between the group Pão de Açúcar and Carrefour in a vision-based 3-D negotiation. To achieve this goal, we performed a literature search and documentation of exploratory and qualitative, with secondary data. The method of procedure adopted was case study. The paper presents a new approach totrading, which involves in addition to the traditional way and one-sided negotiation. The 3-D Negotiation has as its main feature, consider not only what happens during the negotiating, but what happens outside, in order to give more to the foundation purposes defended. As a result, we analyzed the case of the possible merger between Carrefour and the Pão de Açúcar, which addresses thisnegotiation according to the concepts presented in the concept of 3-D negotiation, in order to improve the understanding of the complex decision-making. Key Words: 3-D Negotiation, Pão de Açúcar and Carrefour, Competitive tactics and strategy.

7

SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS E TABELAS .....................................................................................10 LISTA DE SIGLAS E...
tracking img