Epilepsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neurofisiologia da Epilepsia



Epilepsia do Lobo Temporal e a Formação Hipocampal



Em estudos mais recentes baseados no resultado positivo de recuperação total ou parcial dospacientes epilépticos submetidos à cirurgia de hipocampectomia, acrescido de informações obtidas nos registros eletroencefalográficos dessa estrutura, e análise do material retirado das cirurgias ouautópsias, verificou-se que as alterações patológicas localizavam-se nas estruturas do lobo temporal, particularmente no complexo hipocampal e amígdala. Inicialmente foram chamadas de esclerose incisual,esclerose pararrinal, atrofia temporal esclerótica e, como é chamada até hoje, esclerose mesial temporal (EMT) ou esclerose hipocampal. O acompanhamento desses casos mostrou que a maioria desses pacientespassou por convulsões febris intensas ou repetidas, ou estado de mal epiléptico (SE) na infância, desenvolvendo mais tarde uma epilepsia do lobo temporal (ELT).

O lobo temporal é o maisepileptogênico dos lobos cerebrais, 48% das epilepsias parciais, ou focais, se originam no lobo temporal e, mesmo quando são consideradas formas generalizadas de epilepsia, elas ainda são estatisticamenteexpressivas (40%). A idéia de que a atividade epiléptica na ELT é, possivelmente, gerada no complexo hipocampal poderia, então, ser confirmada através do estudo de alguns fatores associados avulnerabilidade epileptogênica dessa estrutura.

De fato, a estrutura mais danificada na ELT é a formação hipocampal que exibe uma perda neuronal seletiva resultando na esclerose hipocampal, em muitoscasos esse termo descreve uma grande perda das células nervosas nesta região. Os principais fatores responsáveis pela vulnerabilidade diferente entre os neurônios hipocampais frente a uma condiçãoepiléptica estão relacionados à variação na expressão de receptores e proteínas. . A região do hilo, são regiões de neurônios ricos em receptores glutamatérgicos. Estes receptores, quando ativados,...
tracking img