Epicuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
198

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA

I Introdução

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E FELICIDADE EM EPICURO
Francisco José da Silva *
filosofranz@yahoo.com.br Resumo: Epicuro (342-270 a.C) se tornou conhecido por sua escola localizada em um jardim, lugar de encontro dos amigos e de reflexão sobre a vida boa. A filosofia, para ele, deve ser cultivada desde a infância à velhice,servindo como uma educação para a felicidade, livre do temor da morte e da superstição, numa época em que a Grécia vivia sua decadência política sob o império macedônico. Tal modelo de educação filosófica para a felicidade adequa-se a uma época como a nossa, na medida em que cresce o fanatismo religioso, bem como os estados nacionais perdem sua soberania e a corrupção toma conta da política.Palavras-chave: Epicurus, felicidade, filosofia. Abstract: Epicurus (342-270 b.C.) has become well known for his school in a garden, a place to meet friends and reflect about good life. Philosophy, as he thinks, must be cultivated from childhood to old age, serving as an education to happiness, free from fear of death and superstition, in an epoch that Greece lived his politic decadence under the MacedonicEmpire. This model of philosophic education to happiness is adequate to an epoch like ours, where increase the religious fanatism, as well the national states lost his sovereignty and the corruption take place in politics. Key-words: Epicure, happiness, philosophy.

Vivemos numa época de globalização econômica, de pluralismo cultural, de secularização, de tecnologização, de terrorismo efanatismo religioso, de corrupção política e mundialização. Nesta perspectiva, a educação surge como problema a ser resolvido: O que ensinar? Como ensinar? Qual a meta da educação? Que tipo de educação é adequada para nossa época? Diante destes desafios, o problema se agrava quando fal amos de filosofia, pois numa civilização técnico-científica parece restar pouco espaço para uma forma de saber que já foitantas vezes questionada e parece sucumbir diante das investidas das novas formas de entender o real. A filosofia se limitaria a ser análise da linguagem? Seria uma forma de literatura que não pretende a objetividade científica? Com o fim da metafísica qual o estatuto da filosofia hoje? Que tipo de educação a filosofia pode nos oferecer? Atualmente parece que vivemos um renascimento da filosofiae do interesse pelos temas e discussões filosóficas, novas formas de aplicação da filosofia surgem constantemente, na educação vemos a filosofia infantil, na literatura os romances filosóficos, na terapia a filosofia clínica ou terapêutica, surgem ensaios sobre filosofia e cinema, filosofia e literatura, nas tevês surgem quadros sobre filosofia, palestras e cafés filosóficos estão na ordem do dia,mas poderíamos nos perguntar, tudo isso indica um real interesse pela filosofia acadêmica ou busca-se uma outra forma de responder aos problemas que afligem as pessoas hoje? Como a filosofia pode responder as questões existenciais de nossa época? Nesse sentido consideramos importante reavaliar a proposta de educação filosófica de Epicuro (séc.IV a.C.) enquanto educação para a Felicidade, vistoque podemos encontrar diversos pontos de encontro entre sua circunstância histórica e a nossa. Começaremos por expor a concepção epicurista de filosofia e suas implicações no que diz respeito à educação e como esta se destina a busca da vida feliz.
POLYMATHEIA – REVISTA DE FILOSOFIA

_____
*

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFALÃO ENTREFILOSOFIA E FELICIDADE EM EPICURO 199

200

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA

II A educação filosófica e a felicidade
A filosofia epicurista teve larga aceitação no mundo antigo, como também foi muito criticada por pessoas que maldosamente atribuíram a Epicuro condutas incompatíveis com os princípios por ele assumidos. Sua fama de mestre carinhoso e pessoa amável foi talvez o que levou seus discípulos a...
tracking img