Sistema de castas indiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DE SÃO JOÃO
1º ANO DO ENSINO MÉDIO



NOME










SISTEMA DE CASTAS INDIANO














CIDADE
2011

NOME















SISTEMA DE CASTAS INDIANO


Tese apresentada ao Colégio Estadual de Barra de São João, como requisito obrigatório para obtenção de nota no terceiro segundobimestre na disciplina de sociologia.


Orientador:








CIDADE
2001
Resumo

O sistema de castas consiste numa antiga e rígida hierarquização da sociedade indiana. Este sistema surgiu baseado em preceitos religiosos do vedismo. Neste sistema, a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local demoradia,  a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence. De acordo com este sistema, pessoas de castas diferentes não podem casar ou ter relacionamentos. Também não é permitida a  mudança de casta, pois a crença é a de que a natureza de cada pessoa é determinada pelos deuses. Porém, como os hindus acreditam na reencarnação, a mudança de uma castapoderia acontecer numa outra vida, de acordo com a  evolução espiritual. O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos.

Palavras-chave: Hierarquia social, cultura, religião.



















SUMÁRIO

1 –INTRODUÇÃO.................................................................................................................04

2 – O SISTEMA DE CASTAS DA ÍNDIA............................................................................06

3 – CONCLUSÕES.................................................................................................................11

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12
























1 – INTRODUÇÃO

Na sociedade liberal, vivemos em uma cultura onde muitos acreditam que qualquer um pode ascender em termos sociais e econômicos por meio das riquezas acumuladas. Contudo, na Índia, trabalho e riqueza são parâmetros insuficientes para que possamos compreender a ordenação que configura a posiçãoocupada por cada indivíduo. Nesse país, o chamado regime de castas se utiliza de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais.
Segundo algumas pesquisas, o regime de castas vigora a mais de 2600 anos na Índia e tem origem no processo de ocupação dessa região. A primeira distinção desse sistema aconteceu por volta de 600 a.C., quando os arianos foramdiferenciados dos habitantes mais antigos e de pele mais escura pelo termo “varna”, que significa “de cor”. A partir de tal diferenciação, os varna foram socialmente ordenados de acordo com cada uma das partes do corpo de Brahma, o Deus Supremo da religião hindu.
No topo dessa hierarquia, representando a boca de Brahma, estão os brahmin. Em termos numéricos representam apenas 15% da populaçãoindiana e exercem as funções de sacerdotes, professores e filósofos. Segundo consta, somente uma pessoa da classe brahmin tem autoridade para organizar os cultos religiosos e repassar os ensinamentos sagrados para o restante da população.
Logo abaixo, vêm os kshatriya que, segundo a tradição, seriam originários dos braços de Brahma. Estes exercem as funções de natureza política e militar eestão diretamente subordinados pelas diretrizes repassadas pelos brâmanes. Apesar desse fato, em diversos momentos da história indiana, os kshatriya organizaram levantes e motins contra as ordenações vindas de seus superiores.
Compondo a base do sistema de castas indiano, ainda temos os vaishas e shudras. Os primeiros representam as coxas do Deus Supremo e têm como função primordial...
tracking img