enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL-UNESC



RELATÓRIO: AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA.
03- ENZIMAS


Amanda Campos
Isabely Sanches
Kalber Castro
Midiã Flausino
Zulene Soares






Abril - 2014
Cacoal

Introdução
As enzimas são um grupo de substâncias orgânicas. São proteínas específicas capazes de catalisar reações químicas e formam a mais numerosa classe de proteínas.
O DNAcomanda todo o metabolismo celular através da produção de enzimas específicas sendo que o acréscimo de energia no organismo é dispensado quando ocorre uma reação pela presença das enzimas no organismo, liberam-se de reação sem nenhum prejuízo, ficam preparadas para continuar sua ação de catalisadoras e modifica um novo produto. As enzimas são produzidas especificamente para cada tipo de substrato,ou seja, existe uma enzima específica somente para a quebra do amido, sendo que cada alimento em contato com as enzimas terão resultados distintos.
O amido é um polissacarídeo formado pela união de varias moléculas de glicose por meio das ligações glicosídicas. Durante a digestão as ligações são rompidas por hidrolise catalisadas por um grupo de enzima específica, as amilases. O processo dequebra do amido começa na boca com a saliva que já dá início ao processo de digestão quebrando-o em partículas menores.
Neste relatório de aula prática veremos alguns resultados da mistura de amido com a solução de saliva, em tempos de repouso diferente com resultados diferentes.









Objetivo
Realizar a hidrólise enzimática do amido através da amilase.

Material e MétodosErlenmeyer
Pipeta de vidro de 5 ml e 1 ml
Tubos de ensaio
Estante de tubos
Banho de gelo
Solução de Lugol
Solução de glicose 1%
Solução de amido 1%
Solução de salina 0.95
Solução de saliva

Primeiramente para obtenção dos controles foi utilizado dois tubos de ensaio rotulados CG e CA, neles foram adicionados 5 ml de solução de glicose 1%(CG) e 5 ml de solução de amido 1%(CA), e finalmenteaplicou-se a solução de Lugol em cada tubo.
No segundo procedimento, foram rotulados três tubos de ensaio: E0;E5;E10 e logo em seguida adicionados 5 ml de água em todos eles. Posteriormente, aplicou-se em todos os tubos 5 ml de solução de amido 1% e 1 ml da solução de saliva, porém o tubo E0 foi colocado rapidamente no gelo, o E5 esperou cinco minutos e depois também foi colocado no gelo e por fim oE10 que permaneceu em temperatura ambiente. Após esses procedimentos, os tubos E0 e E5 foram retirados do gelo e juntamente com o E10 receberam 10 gotas de solução de Lugol.

Resultados e Discussão
No primeiro procedimento (Controle) foi analisado o comportamento das reações com o uso da solução Lugol, para observar a presença de amido. Obtiveram-se os seguintes resultados:
Tubos
ColoraçãoFinal
CG
Vermelho-laranja
CA
Azul-roxo

O Lugol é uma substância composta de I2 1% (Iodo) em equilíbrio com Kl 2% (Iodeto de Potássio). A presença de iodo reage com o amido, que por sua vez é composto de amilose, resultando em uma coloração azul, que pôde ser observada no tubo CA.
No tubo CG, a coloração encontrada foi vermelho-laranja, a partir disto, nota-se claramente que a coloração azulsó é encontrada em amido.
O segundo procedimento tinha por objetivo analisar o comportamento das enzimas na catalisação das reações. Foram então obtidos os seguintes resultados.
Tubos
Coloração Final
E0*
Roxo escuro
E5*
Roxo médio
E10*
Roxo Claro
*E0(Tubo colocado imediatamente no gelo)
*E5(Tubo colocado após 5 minutos no gelo)
*E10(Tubo que permaneceu 10 min. em temperatura ambiente.Em todos os tubos continham a presença de amido e solução de saliva. A Saliva contém a amilase que é uma enzima presente na boca dos seres vivos com função de digestão e quebra do amido em partes menores.
O tubo E0 recebeu as soluções e logo foi colocado no gelo, sua coloração final resultou em um roxo escuro, isso ocorreu devido ao meio, pois a amilase não quebra o amido em temperaturas...
tracking img