Enzimas S O Grupos De Subst Ncias Org Nicas De Natureza Normalmente Prot Ica

2269 palavras 10 páginas
Bioquimica o que é
A bioquímica trata-se do ramo da ciência que estuda os processos químicos e psicoquimicos que ocorrem dentro dos organismos vivos. Considera-se uma ciência de laboratório que une a biologia e a química. Foca o seu estudo nos processos que ocorrem a nível molecular, o que ocorre dentro das células, estudando, assim, componentes como lípidos, proteínas, hidratos de carbono, organelos entre outros.
Enzimas o que são
As enzimas são, na sua maioria proteínas, com função catalítica e são produzidas em todas as células vivas. Existem tanto no meio intra como extracelular. São eficazes em pequenas quantidades, não afetam o equilíbrio nem a reversibilidade da reação e mantêm-se inalteradas após a reação. Apenas aumentam a sua velocidade baixando a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.
A maioria das enzimas são específicas, tendo um centro ativo que normalmente tem 3 a 12 aminoácidos organizados numa estrutura tridimensional, formando uma concavidade na proteína. Este local tem uma afinidade muito grande para um substrato específico sendo possível distinguir entre estereoisómeros e entre formas alfa e beta.
Fatores que condicionam a atividade enzimática
Existem vários fatores que condicionam a atividade enzimática, entre eles temos a temperatura, o pH, a concentração do substrato, a concentração da enzima, a afinidade da enzima para o substrato e a presença de inibidores.
Quanto á temperatura, cada enzima tem uma temperatura ótima de atuação, geralmente a atividade enzimática aumenta com o aumento de temperatura dentro dos intervalos em que a enzima se mantêm ativa e estável. Temperaturas demasiado elevadas levam á desnaturação proteica que é irreversível.
As enzimas também atuam com um pH ótimo onde a sua atividade é maior. Este pH ótimo representa ao estado iónico ideal para a ligação enzima-substrato e o pH correto para os aminoácidos envolvidos no evento catalítico. Variações de pH provoca alterações na atividade enzimática e

Relacionados