Enzimas indicadoras de diagnosticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TGP e TGO
São indicadores sensíveis de dano hepático em diferentes tipos de doenças. Mas deve ser enfatizado que ter níveis mais altos que o normal dessas enzimas não indica, necessariamente, uma doença hepática estabelecida. Tais índices podem indicar algum problema ou não. A interpretação dos níveis altos de TGO e TGP depende do quadro clínico em geral e assim é melhor que isso sejadeterminado por médicos.
A causa mais comum de moderadas elevações dessas enzimas é o fígado gorduroso (esteatose). A causa mais freqüente de fígado gorduroso é o abuso de álcool. Outras causas de fígado gorduroso incluem a diabete e a obesidade. A hepatite C também está se tornando uma causa importante de elevações das transaminases.
Normal
TGO = até 40 Unidades Karmen; TGP = até 30 UK
Elevada
>1.000 a 3.000 U: hepatites virais graves;
1.000 a 2.000 U: fase aguda da obstrução biliar (ex.: cálculo obstruindo o ducto biliar comum), porém com decréscimo rápido dos níveis para < 300 U/L;
> 1.000 U: doenças associadas com lesão hepatocelular extensa como hepatites virais, hepatopatias isquêmicas (hipotensão prolongada, insuficiência cardíaca aguda...), hepatopatias tóxicas ou induzidaspor drogas;
< 300 U: colestase intra ou extra-hepática sem lesão hepatocelular importante;
50 a 200 U: hepatopatias crônicas não muito graves e lesões focais (ex.:
oral).
. As principais doenças que causam elevação das transaminases são:
- Hepatites virais
- Cirrose
- Esteato-hepatite
- Abuso de bebidas alcoólicas
- Lesão do fígado por drogas e medicamentos
- Insuficiência cardíaca- Isquemia do fígado (hepatite isquêmica).
- Câncer do fígado.
LDH
é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser levado em conta.
Níveis: 80 a 100mg/dl
Fosfatase alcalina (FA) e Gama GT (GGT)

Enquanto as transaminases sãousadas para se avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.
. A fosfatase alcalina pode ser encontrada em grande quantidade em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.
Em geral, o que sugere lesões das viasbiliares é a elevação concomitante de ambas enzimas. As principais patologias que cursam com elevação conjunta de GGT e fosfatase alcalina são:
- Obstrução das vias biliares.
- Cirrose biliar primária.
- Colangite (infecção das vias biliares).
- Câncer das vias biliares.
- Uso de alguns medicamentos (corticoides, barbitúricos e fenitoína).

Bilirrubinas

As bilirrubinas são restos dadestruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço. A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é jogada no intestino, participa da digestão, e posteriormente é eliminada nas fezes (daí a cor marrom das fezes).
Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubina. De acordo com o tipo que se apresentaaumentado, podemos ter ideia da sua causa.
Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.
Algumas pessoas apresentam alterações genéticase são incapacidade de conjugar a bilirrubina indireta em direta. A alteração mais comum é a síndrome de Gilbert que está presente em até 7% da população. Frequentemente, essa síndrome é descoberta por acaso ao se solicitar o hepatograma.
|
Icterícia. Pele e olhos amarelados por deposição de bilirrubina. |
A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor...
tracking img