Enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
As enzimas desempenham um papel fundamental no organismo vivo, já que catalisam reações bioquímicas de desenvolvimento e manutenção das células.
Medindo-se a velocidade da reação catalisada por uma enzima, determina-se sua concentração. Para isso, é necessário utilizar métodos analíticos que permitam medir a diminuição na concentração do substrato ou o aumento na concentração doproduto da reação.
Diversos fatores podem influenciar na atividade enzimática, como a concentração do substrato, temperatura, pH, concentração de ativadores e inibidores, concentração do produto. Estas variáveis devem ser controladas. Às vezes, a presença de ativadores e inibidores em sistemas biológicos não pode ser detectada, e por isso não podem ser controlada. Em vista disso, a medida daatividade enzimática não corresponde respectivamente à concentração real da enzima. Deve-se manter a constante durante o experimento, a fim de se medir com precisão a velocidade de uma reação enzimática.
Enzimas são biocatalisadores utilizados em diferentes aplicações. Dentre os principais setores de aplicações estão os alimentos, papel e celulose, a produção de bicombustíveis, detergentes e asatividades que envolvem tratamento enzimático de produtos agrícolas. Já, para enzimas especiais tem aplicações em fármacos, reações para diagnostico alem de inúmeras linhas em pesquisa básica.
Em análises clínicas, freqüentemente utilizam-se enzimas no diagnóstico de doenças. Na indústria farmacêutica, enzimas ligadas a matrizes insolúveis (enzimas imobilizadas) são usadas como reatores químicosaltamente específicos. A -galactosidase é utilizada para reduzir o conteúdo de lactose no leite, por exemplo.
Além disso, enzimas são utilizadas como reagentes químicos em analisadores clínicos portáteis. Dosagens de colesterol, triacilgliceróis, glicose, podem ser realizadas em poucos minutos, usando plasma. Anticorpos específicos contra um antígeno protéico são acoplados a uma enzima indicadora,como peroxidase de raiz forte (horseradish), gerando um ensaio muito específico e sensível.

2. OBJETIVOS
Demonstrar e identificar a presença e a atividade de algumas enzimas existentes em produtos naturais, através de identificações por reações específicas, em testes qualitativos.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As enzimas são proteínas que, atuam como catalisadoras na maioria das reaçõesbioquímicas. Os catalisadores aceleram as reações químicas, até torná-las quase instantâneas, pois baixam a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.
A grande maioria das reações bioquímicas se dá em vias metabólicas, que são seqüências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas,agindo de forma concertada, assim não interrompendo o fluxo nessas vias. Por outro lado, cada enzima pode sofrer ajuste da sua atividade, aumentando, diminuindo ou mesmo interrompendo. Assim, o fluxo de uma via metabólica depende da velocidade de catálise das enzimas que nela participam. Um pequeno grupo de enzimas, as ribozimas, têm uma natureza não protéica. As ribozimas são moléculas de RNA quepossuem capacidade catalítica.
Uma das propriedades das enzimas, como catalisadores, é que elas não alteram o equilíbrio de uma reação. Em geral, uma enzima catalisa apenas um substrato, algo que é condicionado pela estrutura do centro ativo da enzima. Este possui uma geometria definida e determinadas características físico-químicas que condicionam o tipo de substrato que pode se ligar e sofreralteração química no centro ativo.
Quando um substrato se liga ao centro ativo, forma-se o chamado complexo enzima-substrato (ES). A formação do ES é importante na determinação da velocidade de reação e, por conseqüência, na velocidade de formação dos produtos. O substrato sofre uma alteração enquanto se encontra ligado à enzima, transformando-se num produto; existe então, de forma transiente,...
tracking img