Enzima nitrogenase.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
função da enzima nitrogenase durante a fixação do nitrogênio ?

R :
A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é um processo bioquímico em que o nitrogênioatmosférico é incorporado diretamente às plantas, após ser transformado em amônia. Essa reação ocorre em estruturas facilmente destacáveis das raízes das plantas, os nódulos, formadaspor bactérias da família Rhizobiaceae, denominadas comumente de rizóbios, e plantas da família das Leguminosas.

Aproximadamente 60% do nitrogênio fixado éconsequentemente da ação de uma enzima complexa e notável chamada nitrogenase. Essa enzima não está presente nos homens ou outros animais; mais propriamente, é encontrada embactérias que vivem nos nódulos das raízes de determinadas plantas, como leguminosas, trevo e alfafa.

A nitrogenase converte N2 em NH3, um processo que, na ausência de umcatalisador, tem energia de ativação muito grande.Por causa dessa enzima, o nitrogênio é continuamente reciclado entre seu papel comparativamente inerte na atmosfera e seupapel crítico nos seres vivos; sem ele, a vida como conhecemos não existiria na Terra.

Na fixação biológica, o N2 é transformado em NH3 a custas de energia da planta .O complexo enzima nitrogenase formado por duas unidades protéicas, a Ferro-proteína (Fe-proteína) e a Molibdênio-Ferro-proteína (MoFe-proteína) são responsáveis pelafixação de nitrogênio no nódulo .

Para que ocorra a fixação biológica de nitrogênio é necessário que a nitrogenase se encontre em condições anaeróbicas.

Na reaçãode redução do N2 a nitrogenase é auxiliada por uma enzima transportadora de létrons, a ferredoxina, originária do fotossistema I da fase fotoquímica da fotossíntese.
tracking img