Enxofre reactividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reactividade
O enxofre é um elemento muito reactivo, assim como o oxigénio, que está no mesmo grupo, no período precedente da tabela periódica. A química deste elemento é variada e complexa, emparte devido aos variados estados de oxidação que o enxofre pode ter, desde -2 até +6, ou seja, desde uma forma reduzida, como o H2S, até à forma oxidada do SO42-. Forma também uma grande variedade detipos de ligação, que vão desde a covalente, de coordenação até mesmo à ligação metálica.

Uma das facetas da reactividade deste elemento é o facto de ele ser capaz de reagir com outros átomos deenxofre formando longas cadeias ou anéis. Assim sendo, a sua reactividade na forma elementar, depende também da estrutura molecular da espécie de enxofre que estiver a reagir (se está em anel, em cadeia equantos átomos tem cada estrutura).

Por outro lado, o enxofre liga-se directamente com quase todos os outros elementos da tabela periódica, sendo as excepções os gases nobres, o azoto, o telúrio, oiodo, o irídio, a platina e o ouro.

A temperaturas elevadas (superiores a 200 ºC) o enxofre reage com H2, de forma equilibrada, para a formação de H2S.

O enxofre arde numa atmosfera de F2formando SF6. Por sua vez, reagindo com Cl2, o enxofre forma S2Cl2. Em Br2 líquido, o enxofre forma também S2Br2, mas que se dissocia rapidamente de novo nos seus elementos.

A oxidação do enxofre àtemperatura ambiente ocorre, mas é extremamente lenta, pelo que é frequente encontrar enxofre na forma elementar, na natureza.

No entanto, o enxofre forma, com o oxigénio, vários óxidos sendo o SO2 omais relevante, formando também, oxoaniões como os que aparecem, por exemplo, no ácido sulfúrico.

O enxofre também se combina com a generalidade dos metais formando sulfuretos, que também são muitoabundantes na natureza, podendo existir sob a forma de aniões poliatómicos.

Este elemento é susceptível de ser atacado por oxidantes, formando catiões de enxofre poliatómicos. Pode ainda formar...
tracking img