Envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global, em especial, nos países desenvolvidos. Esse processo caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida e a queda defecundidade.
Fatores estes, que juntos, resultam numa grande quantidade de idosos e uma significativa redução de crianças e jovens. Proporciona uma transição demográfica, modificando a forma dapirâmide etária – a base, composta por jovens, fica estreita e o topo, representado por idosos, aumenta.

A medicina, influenciada pelos avanços tecnológicos, além de acompanhamentos e cuidados com aalimentação são os principais fatores responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da população. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950 existiam 250 milhões de indivíduoscom mais de 60 anos no planeta. Esse número quase se triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas.

A taxa de fecundidade vem sofrendo reduções significativas a cada ano, considerada comoum fenômeno global. Vários países já apresentam taxas de crescimento populacional baixíssimas e um elevado aumento da população idosa. Atualmente, a taxa mundial de crescimento da população idosa éde 1,9% ao ano, maior que a do crescimento da população em geral, que é de 1,17%.

O continente que possui o maior número de idosos em relação à população total é a Europa. Em 2009, os habitanteseuropeus, com idade superior a 60 anos, correspondiam a 20% da população total do continente. Estima-se que essa população atinja 37% até 2050. A taxa de crescimento populacional do referido país é amais baixa do planeta - 0,1% ao ano.
Vários países estão com uma alta porcentagem de idosos. Na Itália, por exemplo, a pirâmide etária possui o topo mais largo que a base, ou seja, o número dehabitantes com idade superior a 60 anos é maior que a população composta por jovens.

As expectativas de vida mais elevadas são dos países desenvolvidos, entre eles estão: Japão (82,4 anos), Islândia...
tracking img