ENVELHECIMENTO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As alterações cutâneas podem ser evidenciadas nas diferentes camadas da pele: epiderme; derme e hipoderme; dependem de fatores individuais, geneticamente determinados, onde interferem os ambientes externo e interno, aos quais a pele foi exposta durante a vida. O envelhecimento cutâneo é um fator que acomete todos os indivíduos, e os mesmos tendem a buscar vários artifícios natentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental.





















Envelhecimento da pele
Envelhecimento cronológico + fotoenvelhecimento + envelhecimento devido á diminuição hormonal + envelhecimento por doenças não controladas + envelhecimento por maus hábitos.Um envelhecimento saudável, com boa saúde e aparência física é diretamente proporcional ao controle de todas essas variantes.
O envelhecimento é classificado da seguinte maneira:

• Envelhecimento verdadeiro intrínseco: esperado (previsível inevitável e progressivo). Pode ser retardado, mas nunca parado.Este representa aquele comum aos órgãos, o envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos.

• Envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento: por exposição continuada, abusiva aos raios solares. A pele apresenta, precocemente, alterações comuns à pele senil, é mais intenso e evidente o fotoenvelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele. O fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas têm características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentarcaracterísticas diferentes em áreas expostas e não expostas. Além disso, o Sol passa a ser o principal fator em relação ao foto envelhecimento. O espectro eletromagnético da luz tem vários tipos de radiação com diferentes tipos de comprimento de onda. As radiações apresentam diferentes penetrações e respostas relacionadas com o seu comprimento de onda e ao local onde será absorvida. Os fótons quecarregam esta energia são absorvidos por moléculas da pele que a transformam em calor. 
Neste processo, dependendo da radiação e da energia, pode haver um dano importante no DNA celular, as ondas mais importantes relacionadas com o foto envelhecimento são aquelas chamadas de radiação ultravioleta. As radiações com comprimento de onda menor que 200nm não ultrapassam a camada de ozônio e em geralnão atingem a pele. As radiações ultravioletas B e A são aquelas mais relacionadas com os danos causados à pele e também são as mais conhecidas e estudadas. A luz visível e a radiação infravermelha também causam prejuízos à pele e suas ações vêm sendo muito pesquisadas nos últimos anos. Várias referências demonstram que essa parte do espectro pode potencializar os efeitos maléficos da radiaçãoultravioleta B e A.

Resumidamente, podem afirmar que a radiação ultravioleta B causa danos agudos a cútis tais como: avermelhamento e queimaduras e danos crônicos como câncer de pele e envelhecimento. Essa radiação penetra superficialmente e está presente principalmente entre as 10 e 15 horas do dia. A radiação ultravioleta A penetra mais profundamente na pele, atingindo a derme e causando menoseritema e queimadura. No entanto, em razão de sua maior penetração, é responsável pelo envelhecimento e também pelo câncer de pele. Ela está presente durante todo o dia, outra alteração marcante causada pelo Sol é a diminuição das células de Langerhans, responsáveis pela resistência imunológica da pele.
No foto envelhecimento pode-se observar: manchas hiperpigmentadas (marrons), manchas...
tracking img