Entrevista e reportagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ATIVIDADES-EM TREVISTA-4°BIMESTRE-ENSINO MÉDIOjjjjjjjjjj
PROFª MÔNICA CHRISTINAJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
TEXTO GERADOR I
ENTREVISTA COM -Anderson Silva - Anderson Silva- Anderson Silva- Anderson Silva
O UFC é um esporte muito violento. É possível alguém morrer dentro dooctógono?
Depende.Por que você decidiu voltar ao octógono somente em 2013 [a última luta de Anderson foi em julho]?
Eu tenho muitos compromissos. Já sou tiozão, né? Tenho outras metas e outros objetivos a ser cumpridos além do meu trabalho dentro do UFC..E, drogas, já te ofereceram?Nunca.Você nunca experimentou nem um baseado?
 Nunca. Nunca coloquei um cigarro na minha boca. A única coisa queexperimentei foi bebida alcoólica. Eu não curto, não gosto. Sou totalmente careta. Além de briguento, você era namorador?
Quando era mais jovem, sempre me dei mal com as mulheres. Comecei a me dar melhor com elas depois que passei a entender melhor a cabeça delas.Você é um dos poucos negros a se tornar heróis nacionais no esporte. Acha o Brasil um país racista?Acho que o Brasil é muito evoluído paraalgumas coisas, mas, para outras, estamos anos atrás de outros países. A gente tem uma discriminação geral, não apenas racial. Contra o gay, contra o cara que é pequeno, contra o que é grande, o que resolveu pintar o cabelo de vermelho, o que coloca brinco no nariz. Existe isso não só com o negro, mas com o branco, o japonês, o chinês, o israelense, com todo mundo.
O racismo existe em todo lugar;no Brasil não é diferente. Ainda acho que aqui tem menos do que em outros lugares.
Você descreve um episódio no livro, uma experiência sua com o racismo…
[Interrompendo.] Na verdade foi um choque.Foi a sua primeira experiência?
Não. Minha irmã sofreu um ato de racismo na escola. Eu era muito pequeno, mas aquilo ficou bem claro na minha mente. Lembro que meus tios sentaram com a gente em casa econversaram sobre o assunto. Minha irmã foi para a escola, e os amiguinhos falaram: “Ah, vamos pintar ela de branco”. Pegaram um giz e começaram a passar nela. Minha irmã de criação.O que você pensa em fazer depois que se aposentar?
Depois que eu me aposentar? Me aposentar! Estou brincando. Tenho vários projetos. Abrir minha academia, ser ator, botar em prática esses projetos e tentar ter o mesmosucesso que eu venho tendo dentro da luta.
Matéria publicada na Revista PLAYBOY de setembro de 2012.
Tags: Anderson Silva, MMA, UFC

ATIVIDADE DE LEITURA
QUESTÃO 1:
A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com várias pessoas selecionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade é analisado naperspectiva dos objetivos da recolha de informações Através de um questionamento oral ou de uma conversa, um indivíduo ou um informante-chave pode ser interrogado sobre os seus atos, as suas ideias ou os seus projetos. Previamente, a entrevista carece de um propósito (tema, objetivos e dimensões) bem definido e é essencial ter uma imagem do entrevistado, procurando caracterizar sucintamente a suapessoa. De seguida, selecionam-se a amostra dos indivíduos a entrevistar segundo um método representativo da população ou de oportunidade.
a)Quais os recursos utilizados na entrevista com Andersom Silva, para marcar o locutor e o interlocutor.?
HABILIDADE TRABALHADA: - Reconhecer a natureza dialógica da linguagem e os recursos para marcar o locutor e o interlocutor
RESPOSTA COMENTADA: O autor dareportagem grifou o nome do entrevistado e se identifica como:” Revista playboy”, no final da entrevista.O aluno deverá identificar tais recursos lingüísticos pois será cobrado mais adiante que ele faça uma entevista e assim já vai se familiarizando com tais recursos. De acordo com Bakhtin dialogismo, concebido como interação verbal, é entendido como o espaço interacional entre o enunciador e...
tracking img