Hidraulica il

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

QUESTÃÕ 01 No processo de retificação das margens de um trecho de rio ficou decidido que a melhor opção seria um canal trapezoidal conforme aFigura abaixo, como o terreno é frágil não podemos ter um canal com muita profundidade, isto causaria grande carreamento do material (areia) no fundo docanal devido a tensão trativa. Para a vazão de 150 m³/s, calcular qual é a largura do fundo do canal para que não ultrapassa a profundidade de 2,0metros, são conhecidos: Q = 150m³/s; I = 0,005 m/m; n = 0,018 (Manning); Inclinação das margens 1: 2; Yn = 2,0 m.

QUESTÃO 2

Você foi convidado paraparticipar no projeto de dimensionamento de um canal retangular e o contrato rege que o canal deverá ser calculado obedecendo ao MÉTODO econômico (Método de dimensionamento de canal econômico) para macro drenagem. Pergunta-se: A) Para a vazão de 60 m³/s qual será a largura e a profundidade do canaleconômico?

B) Para a mesma vazão de 60 m³/s qual seria as dimensões (b; y e B) de um canal trapezoidal econômico de m = 2 mantendo-se a Rugosidade e ainclinação do canal anterior ? ( Calcule tudo em função de y).

QUESTÃO 3 Precisa-se construir uma galeria circular, o engenheiro observa que tem emestoque uma reserva de aduelas com diâmetro D =1000 mm. Dadas as características do projeto: Rugosidade equivalente K = 0,005 m; inclinação de fundo I =0,025 m/m; profundidade normal y = 0,6 D. Calcule a capacidade de vazão da tubulação com as características acima.

Professor Pedro Alves Silva

tracking img