Entendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendimento
(ID,Ego e Superego.
Neurose, Perversão e Psicose.
Gestalt.)

São Paulo
2012


Entendimento
(ID, Ego, Superego.
Psicose, Perversão e Neurose.
Gestalt.Senso Comum. ()

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia como requisito parcial a obtenção de nota, sob orientação da .
2oPeríodo Matutino

São Paulo
2012
O Id , Ego e Superego

O ID é a fonte denossa energia psíquica instinto, nossa vontade, nossos desejos, não existe convenção moral.
O EGO me significa em (latim) ele atua com a objetividade da realidade entre a vontade, o instinto e o desejo (ID) mais as imposições do superego é encontrado no consciente das
pessoas. Já o Superego atua como sensor controlador de nossas vontades e está ligado a todos os nossos valores morais, noscontrolando e nos punindo através do retorceu. Por exemplo:
O EGO (você) deseja comer um chocolate e aquela vontade está demais , ai o ID está no seu subconsciente come , come, come… ai vem o superego, você vai ficar gorda, enorme! , vai dar dor de barriga! E ai você (Ego) pensa e agora? Sim ou não? Qual a solução?
Conclusão… O EGO (você) deve encontrar um meio termo satisfazendo a vontade (ID)
E aomesmo tempo as imposições morais (Superego), ou seja, comendo apenas um chocolate.

Estrutura de Personalidade

A psicose a perversão e a neurose apesar de serem “separadas” por idade, segundo Freud, atuam simultaneamente com predominância variável em diferentes momentos da vida do paciente, daí essa “divisão” por faixa etárias de idade.
E essas por sua vez se originam ou se desencadeiam emconsequência ou correlação ao ID, Ego e Superego, como por exemplo, a tese de que as neuroses e as psicoses se originam nos conflitos do ego com as suas diversas instâncias.
A neurose são traços de personalidade que muitas vezes ligados à situação extremas na vida do individuo, os quais provocam transtornos na área mental, físico e ou de personalidade. De acordo com a visão psicanalítica asneuroses são frutos de tentativas ineficazes de vidas com conflito e traumas inconscientes. O que distingue a neurose de normalidade é assim: intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória.
Psicose é o estado psíquico no qual verifica-se certa “perda de contato com a realidade” nos períodos de crise mais intensas pode ocorrer(varia de caso para caso) alucinações ou delírios, que inclui o pensamento desorganizado e ou paranoide, acentuada inquietude psicomotora, sensação de angustia intensa opressão e insônia, incapacidade de reconhecer o estranho ou bizarro, dificuldade de cumprir normalidade as tarefas diárias.
Perversão é o termo utilizado para designar o desvio de comportamento humano de um individuo ou grupoconsiderado “normal” e ou ortodoxos para um determinado grupo social; termo também utilizado frequentemente com o sentido de perversão sexual ou desvio sexual.

Fases do desenvolvimento

Oral: Zona de erotização é a boca- descoberta do prazer- na criança de 0 a18 meses, sensação de gosto, saciedade do alimento, distinção do mole, duro, doce e amargo. Ex: fase em que os bebes colocam tudo na boca.Anal: Zona de erotização anus – 01 a 03 anos começa a distinção no limpo para o sujo, a criança aprende a utilizar o esfíncter, se for marcada fica com mania de limpeza. Ex: não demonstrar para o bebe que o coco e o xixi são sujos.
Falica: Zona de erotização é o órgão sexual – a criança sente prazer em tocar o seu órgão sexual, descoberta do prazer no toque do seu corpo. Ex: quando a criançadescobre o órgão genital e começa toca-la, os pais devem orientar e não criticar.
Genital: Quando o objeto de erotização não está no seu próprio corpo, mas em um objeto externo ao individuo, o outro.

Gestalt

É uma tendência mais familiarizada pela psicologia. Gestalt uma palavra de origem alemã que querdizer mas em português significa forma ou configuração, dessa forma não é utilizada...
tracking img