ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS A

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
A idade cronológica não é, essencialmente, o aspecto definidor da maneira de ser da criança e de sua entrada no Ensino Fundamental. Com base em pesquisas e experiências práticas, construiu-se umarepresentação envolvendo algumas das características das crianças de seis anos que as distinguem das de outras faixas etárias, sobre tudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo deaprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

Nessa faixa etária a criança já apresenta grandes possibilidades de simbolizar e compreender o mundo, estruturando seupensamento e fazendo uso de múltiplas linguagens. Esse desenvolvimento possibilita a elas participar de jogos que envolvem regras e se apropriar de conhecimentos, valores e práticas sociais construídosna cultura. Nessa fase, vivem um momento crucial de suas vidas no que se refere à construção de sua autonomia e de sua identidade.

Uma questão essencial é a organização da escola que inclui ascrianças de seis anos no Ensino Fundamental. Para recebê-las, ela necessita reorganizar a sua estrutura, as formas de gestão, os ambientes, os espaços, os tempos, os materiais, os conteúdos, àsmetodologias, os objetivos, o planejamento e a avaliação, de sorte que as crianças se sintam inseridas e acolhidas num ambiente prazeroso e propício à aprendizagem. É necessário assegurar que a transição daEducação Infantil para o Ensino Fundamental ocorra da forma mais natural possível, não provocando nas crianças rupturas e impactos negativos no seu processo de escolarização.

A partir do exposto,torna-se importante ressaltar alguns aspectos referentes à responsabilidade dos sistemas de ensino, das escolas e dos professores ao procederá à ampliação do Ensino Fundamental. Recomenda-se que asescolas organizadas pela estrutura seriada não transformem esse novo ano em mais uma série, com as características e a natureza da primeira série. O Ministério da Educação orienta que, nos seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
  • ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS
  • Ensino fundamental de nove anos
  • O ensino fundamental de nove anos
  • ensino fundamental de nove anos
  • Ensino fundamental de nove anos
  • O ensino fundamental de nove anos
  • Ensino Fundamental De Nove Anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!