Ensino empreendedorismp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|Por que o ensino de empreendedorismo? |

Nos últimos anos a cultura empreendedora tem se disseminado por todo o mundo com extrema rapidez. As Escolas de uma forma geral, as Escolas Técnicas, Escolas Agrotécnicas, Cefets e as Universidades e setores ligados à pesquisa e desenvolvimento têm contribuído muito nesse processo, pois é cada vez maior o número de cursos oferecidosnessa área. Mesmo assim, esse número é insuficiente em relação à demanda.

A atual crise econômica e as altas taxas de desemprego têm despertado o interesse geral por esse tipo de ensino e atividade, mas, exatamente por isso, aventurar-se no insólito mundo dos negócios sem a qualificação necessária pode ser e tem sido desastroso.

A crescente procura por cursos nessa área, somada ao quadro danecessidade atual de mudanças rápidas de idéias e de atitudes em todas as áreas do conhecimento e das profissões, exige tanto a disseminação como a gestão da cultura do empreendedorismo.

Assim sendo, a produção teórica sobre o empreendedorismo não só tem aumentado significativamente, como também concentra-se num esforço para se chegar a uma definição mais exata sobre o que é empreendedorismo.As literaturas mais atuais definem empreendedorismo como um processo de renovação pessoal e organizacional que traz inúmeros benefícios sociais e econômicos para a sociedade.

Diversos estudos e opiniões têm sido formulados, colocando em evidência que o espírito empreendedor pode ser desenvolvido através de um processo educativo, que melhore as possibilidades de conceber, criar e desenvolver comêxito uma carreira empreendedora (Varela, 1989).

Neste sentido, este artigo pretende discutir a implementação da disciplina de empreendedorismo no Cefet-pb, enfatizando a relevância da temática tentando contribuir na formação e no desenvolvimento do ensino e da cultura empreendedora junto aos seus alunos, utilizando-se de uma prática pedagógica pró-ativa, e que venha alcançar efetivamente seusobjetivos.

Para Barreto (1998, p.75) Empreendedorismo 

Habilidade de criar e constituir algo a partir de muito pouco ou do quase nada. Fundamentalmente, o empreender é um ato criativo. É a concentração de energia no iniciar e continuar um empreendimento. É o desenvolver de uma organização em oposição a observá-la, analisá-la ou descrevê-la. Mas é também a sensibilidade individual paraperceber uma oportunidade quando outros enxergam caos, contradição e confusão. É o possuir de competências para descobrir e controlar recursos aplicando-os da forma produtiva.

Todas essas definições remetem o perfil do profissional exigido pela globalização a uma outra formatação. Pode-se observar que as organizações estão substituindo nomenclaturas, por exemplo, chefe para líder, empregados paracolaboradores. Encontra-se também quem seja mediador, facilitador, porém hoje é comum ouvir o nome de empreendedor ou intraempreendedor.

Percebe-se, porém, que há diferenças a respeito das definições exatas, embora haja um consenso no que difere o empreendedor de pessoas comuns qual seja: a maneira de o empreendedor lidar com as oportunidades e perceber a mudança. Outros autores, também, discutema definição do termo. 

Dentre eles, destacam-se: Elly e Hess (apud, UFSC/LED 2000, p. 45) o qual afirma que 
os economistas têm lançado mão da língua francesa por uma palavra para designar a pessoa ou grupo de pessoas que assumem a tarefa e a responsabilidade de combinar fatores de produção dentro da organização empresarial e manter essa organização em funcionamento. Eles são chamadosempreendedores...

Para (Fillion, 1991, p.38) o empreendedor 

é pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios. Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas que...
tracking img