Ensino de Portugu s instrumental Leitura e Escrita para tecnol gicas O caso da UEZO

396 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA (ILEEL)

Ensino de Português instrumental – Leitura e Escrita para tecnológicas – O caso da UEZO.

O texto resenhado é oriundo do projeto de pesquisa feito por Carmem Praxedes. O trabalho apresenta o estudo realizado sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Analisando as teorias linguísticas e suas aplicações no ambiente escolar. O trabalho tem como intuito propor um modelo básico de ensino de língua portuguesa instrumental – leitura e escrita – para alunos de uma localidade específica.
A autora relata a carência de aplicação de teorias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem e de materiais didáticos que atendam ao crescente número de educandos com tempo reduzido para os estudos de línguas.
Praxedes relata a importância do ensino instrumental, a aprendizagem com enfoque específico contribui de forma técnica, científica e humanística. Os alunos brasileiros buscam ocupar seus lugares no mundo e se democratizarem através da educação, e com isso surge à necessidade de métodos de acesso rápido ao conhecimento.
Assim, ela cita as reformas na educação que trazem consigo o surgimento de aulas à distância e de tutoria online, e tendo em vista essa nova forma de ensino, a autora propõe o modelo básico de ensino de português instrumental para os alunos da UEZO.
Os organizadores do trabalho aplicaram questionários aos alunos da instituição citada, a fim de ponderar as possíveis dificuldades relacionadas à língua portuguesa. Além dos questionários, eles analisaram as produções textuais dos estudantes, como resumos, artigos e relatórios científicos e, por fim, avaliações que eles elaboraram.
O resultado obtido os ajudou a rever as estratégias de ensino adotadas na instituição. Desenvolveram mudanças no ensino e maneira de administrar a aula, a fim de melhorar o método ensino-aprendizagem da UEZO.
Em conclusão, nota-se que a proposta deles foi válida. Há de se ensinar a língua portuguesa de

Relacionados