Ensinar: zona de desenvolvimento proximal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OBJETIVO
Fazer uma investigação qualitativa de alguns estados de equilíbrio, dando ênfase aos efeitos de perturbações externas.

2. INTRODUÇÃO
Os processos químicos que ocorrem em sistemas fechados têm a tendência a um estado de equilíbrio. Ou seja, é possível a percepção nas mudanças do sistema ate que um determinado equilíbrio seja atingido, logo se pensa que as coisas param de acontecer.Onde na verdade elas continuam acontecendo, só que de forma estática se analisado a olho nu. Isso ocorre, pois o equilíbrio químico acontece quando as reações diretas e inversas acontecem a velocidades iguais.
Porem, nem todos os sistemas estão em equilíbrio, ou seja, a produção de produto esta diferente da consumação de reagente, logo no campo visual é perceptível a reação parada como seestivesse em equilíbrio isso se dá por causa da nossa visão não ser microscópica e sim macroscópica.
O equilíbrio químico por sua vez é um assunto muito importante da química, pois é através dele que sabemos o quantitativo de produto e reagentes de determinadas reações. É por meio dele que se sabe se as mudanças de condição que são importantes para a economia e como também para a biologia, alem de sabertambém o rendimento de cada reação produzida.
O principio mais utilizado para descrever o equilíbrio químico é o de Le Chatelier, o qual diz que: “quando uma perturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico ele tende a se ajustar e reduzir ao mínimo o efeito da perturbação.”
Nessa pratica iremos estudar o equilíbrio de solubilidade, da amônia em água, cromato – dicromato, íoncobre e ion prata.

3 - PROCEDIMENTO experimental
3.1- Equilíbrio de Solubilidade
Todas as substâncias são mais ou menos solúveis em todas as outras substâncias, embora a solubilidade varie enormemente, dependendo da natureza das substâncias. As que se dissolvem muito pouco (menos de 10-3M, digamos) são chamadas de insolúveis. Mesmo estas apresentam uma grande variação de (in)solubilidade. Parailustrar este aspecto, vamos realizar a precipitação de alguns sais de prata, todos eles considerados insolúveis.

* EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS
* Tubo de ensaio (2)
* Estante para tubo de ensaio
* Pipeta (5 mL)
* Pipeta Pasteur
* Pisseta

* REAGENTES E SOLUÇÕES

* Solução de AgNO3 0,1 M
* Solução de K2CrO4 0,1 M
* Solução de oxalato de sódio 0,1 M
* Água destilada* METODOLOGIA

Coloque 1mL da solução de AgNO3 0,1 M em um tubo de ensaio e aos poucos acrescente volume suficiente de uma solução de K2CrO4 0,1 M até que não se observe mais a formação de precipitado. Observe a cor do precipitado e da solução após a adição de cada gota. Deixe precipitar e decante o líquido. Lave bem o precipitado até que a fase aquosa permaneça incolor; pequenas quantidades deágua serão suficientes.
Agora, em outro tubo de ensaio, coloque 1mL da solução de AgNO3 0,1 M e acrescente aos poucos, solução de oxalato de sódio 0,1 M até que não se observe mais a formação de precipitado. Lave o precipitado o mesmo número de vezes utilizado anteriormente.
Adicione 3 gotas da solução de K2CrO4 0,1 M e 2 gotas de água, ao tubo contendo o precipitado formado entre a prata com ooxalato e observe se íons cromato substituirão os íons oxalato nas condições presentes. A descoloração da solução é uma medida da reação.
Do mesmo modo adicione 3 gotas da solução de oxalato de sódio 0,1 M e 2 gotas de água, ao tubo contendo precipitado de cromato de prata, misture bem e observe se íons oxalato substituirão os íons cromato nas condições presentes.

3.2 - O Princípio de LeChatelier
Nesta seção examinaremos algumas perturbações em estado de equilíbrio. Você deve anotar o que ocorre em cada caso, isto é, como o sistema reage à perturbação, e em seguida tentar explicar o ocorrido em termos do Princípio de Le Chatelier.

A) O Equilíbrio da Amônia em Água

* EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS
* Pipeta Pasteur
* Balão volumétrico (100 mL)
* Tubo de ensaio (1)
* Estante...
tracking img