Ensinar matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Samara Torres de Oliveira torressamara@hotmail.com
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
É professora da Escola Estadual “Frei Ambrósio” – Cáceres/MT.

O livro de Eduardo Sarquis, "Ensinar Matemática: Desafios e Possibilidades" é resultado de suas inspirações com leituras de trabalhos de pensadores e pesquisadores, das própriasexperiências como professoras além de debates e experiências compartilhadas com colegas professores.
Soares faz um convite à uma análise sobre o ensino da matemática em um contexto que envolve questões que afetam a educação de uma maneira geral. O autor nos conduz reflexões sobre a perspectiva das suas próprias convicções, embora, como no seu dizer, sem a pretensão de dominar uma verdade últimasobre os fatos. Procura desenvolver uma abordagem mais próxima daqueles que estão na linha de frente do trabalho educativo evitando longas discussões pelos campos teóricos.
O trabalho justifica-se, segundo o autor, pelo ato de entendermos que o ensino de matemática tem especificidades, mas se insere em uma rede de relações e ao mesmo tempo é influênciado e influi nas relações que os sujeitosestabelecem com o seu meio de cultura.
A obra tem sua estrutura organizada em quatro capítulos. O primeiro inícia defendendo o ensino da matemática pela sua ampla necessidade e envolvimento em inúmeras atividades com as quais nos envolvemos no dia-a-dia. Segue nos relatando a importância da matemática informal utilizada por trabalhadores no seu cotidiano e que aprende a matemática pelo convívio comoutros trabalhadores mais experientes. Já a matemática acadêmica deve ser ensinada, pois, temos profissões mais sofisticadas que exigem que os sujeitos decifrem símbolos, gráficos e realize cálculos onde se faz necessário o conhecimento da matemática formal (ou acadêmica).
Após expor a importância da matemática, Eduardo Sarquis faz referência à estrutura do sistema de ensino e mais especificamente aosprofessores que estão na linha de frente desse sistema e que por sua vez enfrentam uma série de desafios no exercício da profissão, esses desafios são organizados, aqui neste trabalho, em cinco e compõem uma série se subtítulos específicos e objetivos, são eles: Trabalho de equipe; Currículo a ser cumprido; Mistérios da aprendizagem; Conquistar a adesão dos alunos e o último Nadar contra acorrenteza (que seria quando o professor tenta inovar em suas atividades didáticas).
Neste contexto, Soares menciona sobre a promoção da alienação nas instituições e discute sobre os seus diversos modos de acontecer em meio as mais diversas situações. A partir daí se posiciona sobre a alienação na escola na qual temos os professores como alienados dos e nos nossos sistemas de ensino nos quais se tempor tarefa principal seguir métodos e materiais instrucionais organizados por tecnocratas do ensino sem autonomia para inovar, alienados da capacidade de avaliar a própria realidade e de tomar decisões, o professor é transformado em um executor de aulas. Nesse sentido este profissional se torna alguém que não precisa de qualquer habilidade essencial e que poderá ser substituído sem prejuízo aqualquer momento. A partir dessa analogia o discurso passa a ser sobre a alienação dos nossos alunos temos que cuidar do terreno para que as sementes das capacidades se desenvolvam, para que estes se tornem livres com capacidade de pensar e agir sobre suas próprias perspectivas na e da vida.
O autor lança alguns conselhos para que se possam tentar ensinar matemática sem promover a alienação dos alunos.Tais conselhos estão dispostos assim: promover a perspectiva histórica da matemática, mostrando que ela é dinâmica e em constante evolução; outra solução seria oferecer possibilidade de explorar ideias próprias e a medida do possível descobrir as necessidades de conhecimento dos alunos.
O segundo capítulo vem com exemplos de como podemos trabalhar com a escrita dos números de uma maneira que...
tracking img