Ensianr Uma Atividade Complexa

2298 palavras 10 páginas
Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa
O que dizem os professores sobre o ensino A autora perguntou para vários professores, que participavam com ela de alguns eventos educacionais, qual era o significado de ensinar. Recebeu entre as respostas 54 relatos escritos.

Os registros foram analisados e categorizados nos seguintes enunciados: ensinar é um ato intencional; ensinar significa interagir e compartilhar; ensinar exprime afetividade; ensinar pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico; ensinar exige planejamento didático. Perspectivas teóricas do ensino: Uma breve revisão De acordo com Rivilla e Mata, as teorias de ensino são:

A Teoria Cognitivista: O ensino como processo de tomada de decisões;

A Teoria Artística: Entre a estética criadora e o deleite poético;

A Teoria compreensiva do ensino: Conexão entre problemas e interesses concretos de professores e alunos;

A Teoria Sociocomunicativa: O ensino como interatividade. Introdução "O processo didático tem por objetivo dar resposta a uma necessidade: ensinar. O resultado do ensinar é dar respostas à outra necessidade: a do aluno que procura aprender. Ensinar e aprender envolve o pesquisar. E essas três dimensões necessitam do avaliar. Esse processo não se faz de forma isolada. Implica interação entre sujeitos ou entre sujeitos e objetos. Ensinar é um ato intencional "Uma reflexão sobre a intencionalidade do ensino é uma reflexão sobre o destino do educando, sobre a posição que ele ocupa na instituição educativa e na sociedade, sobre as relações entre os seres humanos”

Que tipo de sociedade queremos formar?
Que tipo de homem pretendemos formar?
Que concepção de cidadania e trabalho permeia nossa ação docente?

"Os professores devem ter clareza dos objetivos que pretendem atingir com seu trabalho. Ensinar significa interagir, compartilhar Ensinar significa: "trabalhar com seres humanos, sobre seres humanos, para seres humanos" (Tardif e Lessard 2005).

“Ensinar é intercambiar,

Relacionados