Ensaios nao destrutivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
WESLEY MAX DE OLIVEIRA SANTOS

TRABALHO DE TECNOLOGIA MECÂNICA
(ENSAIOS NÂO DESTRUTIVOS)

Vitória,
2011
WESLEY MAX DE OLIVEIRA SANTOS

TRABALHO DE TECNOLOGIA MECÂNICA
( ENSAIOS NÂO DESTRUTIVOS )

Trabalho acadêmico da Matéria: TECNOLOGIA MECÂNICA com o ensino do Professor D' ANGELI com que Apresento algumas dos ensaios não destrutivos, Dar como requisito parcialpara obtenção do grau de ensino pela Educação da Escola Tcnica UNIVERSO.


Vitória,
2011

SUMÀRIO

1. Introdução : ------------------------------------------------------------------------- 1
2. Definições de ensaios : ------------------------------------------------------------------------ 2
3. LiquidoPenetrante :------------------------------------------------------------------------- 3
4. Partículas magnéticas : ------------------------------------------------------------------------ 4
5. Radíologia :------------------------------------------------------------------------- 5
6. Ultra som:------------------------------------------------------------------------- 6
7. Dureza :------------------------------------------------------------------------- 7
8. Conclusão :------------------------------------------------------------------------- 8

Vitória,
2011
WESLEY MAX DE OLIVEIRA SANTOS 1

1. INTRODUÇÂO

Os Ensaios Não Destrutivos(END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.
Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção.
São largamente utilizadas nos setorespetróleo/petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.
Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de umdeterminado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.
Os métodos mais usuais de END são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultra-som, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, análise de vibrações, termografia, emissão acústica, estanqueidade e análise dedeformações.
Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os resultados destes ensaios:
• Pessoal treinado, qualificado e certificado
• Equipamentos calibrados
• Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.
Além do uso industrial, temcrescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, assim como na agropecuária - controle da camada de gordura de bovinos e suínos - e a própria utilização, largamente difundida, na medicina.
Comparativamente, podemos afirmar que o "controle da qualidade" que o médico faz de um corpo humano na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicadona indústria, só que para materiais e produtos.

WESLEY MAX DE OLIVEIRA SANTOS 2

2. DEFINIÇÔES DE ENSAIOS
Denomina-se ensaio não destrutivo a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de forma permanente suas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais. Os ensaios não destrutivos implicam um dano...
tracking img