Ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Cultura moderna e contemporânea
Professora: Adriana
Aluna: Ângelica Carvalho Bandeira
Ensaio

O espetáculo da vidamoderna

No cotidiano do século XXI, a cultura se apresenta com caráter virtual, mutável, livre e dinâmico pelo avanço tecnológico que possibilitou a abordagem da multimídia, TV, internet, outdoor,cinema, fotografia, discos, rádio... através dos quais a realidade se transformou em imagem manipulada, artificial.
No mundo artificial da realidade produzida culturalmente e do comportamento orientadopela moda e pela mídia, a natureza é sempre uma representação, o marketing apoiado numa oferta de infra-estruturas e serviços (de comunicações, econômicos, culturais, de segurança, etc.),estrategicamente explora imagens com o uso dos meios persuasivos da comunicação e as passam à massa alienado-as.
Somos assistidos e assistimos o mundo todo, vestimos roupas na moda, compramos marcas famosas ecaras, somos fãs de bandas internacionais, discutimos assuntos políticos, nos mobilizamos com as tragédias de pessoas e países desconhecidos..., enfim a mídia tem o poder de interligar o mundo e demanipular imagens e informações de acordo com seus interesses.
O grande desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a degradação da vida e da cidade. Somos um turbilhão de massas em movimento, perdemoso caráter específico, essencial, somos julgados pela aparência, temos a necessidade de nos mostrar, apressados não temos tempo para analisar o ser, mas o que é mais evidente e rápido como aefemeridade da vida moderna. Adquirimos diversas identidades, muitas vezes contraditórias, que se manifestam de acordo com o momento e com a necessidade. O ser humano e a cidade se desmaterializaram, e pior sefragmentaram.
A cidade agora é palco de uma nova cultura urbana. Estamos cercados por nossos medos, nossos muros e cadeias, imersos num mundo de violência, desigualdade, de degradação das cidades,...
tracking img