Ensaio de transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO – Atividade individual não supervisionada:Ensaio de Transformador

Executar a simulação de um ensaio de curto circuito e um ensaio a vazio de um transformador de 75KVA, utilizandoMATLAB ou PSIM, conforme parâmetros abaixo.

Com o enrolamento de tensão mais baixa do transformador em aberto, alimente o transformador com tensão nominal. Utilizando voltímetro, amperímetroe wattímetro, nas escalas corretas, efetue a medição da tensão, da corrente e da potência entregue ao primário do transformador.

Com um curto entre os terminais do secundário. Alimente otransformador através de um variac (transformador variável) ou uma fonte variável de tensão alternada. Utilizando novamente um voltímetro, um amperímetro e um wattímetro no primário para medirtensão, corrente e potência, aumente cuidadosamente a tensão no primário até que o amperímetro indique a corrente nominal do transformador sob teste.

Calcule o circuito equivalente dotransformador sob teste e compare com os parâmetros do transformador do modelo simulado.
















O ensaio de circuito aberto é visto pela figura 1.




Figura 1.Circuito equivalente do transformador, para o ensaio de circuito aberto, com a impedância do secundário refletidas para o primário.

Circuito Aberto


Vca=14400V
Ica= 0,22/√2=0,155A
Pm=Pca=1500W
Isecundário=0A

Inserindo os valores lidos no wattímetro na equação 1, encontramos o módulo da impedância de magnetização, visto que para o ensaio de circuito aberto a Req e o Xeq dafigura 1 são zero.


|Zm|= Vca/Ica

|Zm|= Vca/Ica=14400/0,155=92903Ω (1)

Logo, Zm = 92903Ω


Pelaequação 2 obtemos a resistência de magnetização.


Rm= 〖(Vca)〗^2/Pca

Rm= Vca^2/Pca=〖14400〗^2/1500=138240Ω (2)...
tracking img