Primeira republica portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Derivados











Trabalho realizado por:

Luís Fernandes nº29539

Bruno Silva nº









Vila Real, 7 de Maio de 2012



Índice:


Introdução 3
Derivados Financeiros e Não Financeiros 4
Derivados mais Utilizados 4
Como podem ser utilizados os instrumentos derivados?......................................................................6Participantes do Mercado de Derivados 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução


No âmbito da cadeira de Economia Monetária foi-nos designado pela Professora Doutora Teresa Sequeira, a realização de um trabalho sobre o Mercado de Derivados. Os derivados são vulgarmente designados como instrumentos financeiros que assentam numa relação contratual estabelecida por duas ou mais partes, onde todasas condições inerentes ao pagamento ou qualquer outra acção a executar futuramente são previamente estabelecidas. Nos últimos anos tem-se assistido ao aparecimento de novos instrumentos
derivados. Por um lado, devido aos bancos de investimento, cuja a imaginação parece
não ter fim, por outro, pelo facto dos agentes poderem “criar” produtos derivados
através de simples acordos. Estes produtos sãotransaccionados em mercado de balcão (OTC), onde as instituições financeiras os disponibilizam aos seus clientes, ou em mercados bolsistas como é o caso dos futuros e Opções.
O valor de um derivado depende do comportamento do preço do activo
subjacente, o chamado activo base, e de outras variáveis, como a taxa de juro e a taxas de câmbio. Depois de explicado o conceito de “derivados”, iremos aolongo do trabalho explicar os constituintes deste mercado, como os financeiros e não financeiros, os derivados mais utilizados e por fim os participantes no mercado de derivados.

Derivados Financeiros e não Financeiros

Os derivados financeiros são os referenciados sobre taxas de juro, moedas, acções e índices. Por derivados não financeiros designam-se os derivados sobre os preços dascommodities (matérias-primas), como o ouro, petróleo e activos pecuniários.


Derivados mais Utilizados

1. Opções: Contractos standartizados que dão ao comprador um direito, mas não uma obrigação, de comprar ou vender um activo numa determinada data a um preço previamente fixado (preço de exercício), o vendedor apresenta-se como sendo um agente passivo.
2. Futuros: São contratosstandartizados que representam o direito de comprar ou vender uma determinada quantidade de produto ou tipo de activo, numa data específica e a um preço previamente fixado, quer o comprador quer o vendedor do contrato tem uma obrigação para com a sua contraparte.
3. Contratos Forward: São instrumentos derivados semelhantes aos futuros, contudo são feitos à medida do cliente, não sendo standartizados.São geralmente transaccionados no mercado de balcão (OTC).
4. Termo: Comprador e vendedor comprometem-se a comprar ou vender, em data futura, certa quantidade de um bem (mercadoria ou activo financeiro), a um preço fixado na própria data da celebração do contrato. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente na data de vencimento.

5. Strutured Notes: São instrumentos de dívida(normalmente obrigações) em que o principal e/ou a taxa de juro é indexada a um indicador não relacionado directamente com o instrumento em causa.
6. Inverse Floaters: Caso particular do instrumento anterior em que a taxa de pagamento do cupão ou o principal varia inversamente ao comportamento do indicador ao qual está associado.
7. Swaps: Contractos de troca de séries de cash flows entreduas entidades no futuro, segundo um plano previamente estabelecido. Incidem normalmente sobre cash-flows associados a taxas de juro e taxas de câmbio.
8. Caps, Floors and Collars: São instrumentos derivados utilizados geralmente para fixar os limites máximos e/ou mínimos para preços ou taxas de juro. São geralmente utilizados em empréstimos à taxa de juro variável, e permitem ao comprador...
tracking img