Ensaio De Ndice Suporte Calif Rnia

563 palavras 3 páginas
Ensaio de Índice Suporte Califórnia (ISC)

Este ensaio tem como objetivo determinar o valor da expansão do solo em laboratório, segundo a NBR o material utilizado deve passar na peneira de 19 mm , com um mínimo de cinco corpos de prova.
Neste ensaio são utilizados os seguintes equipamentos: Molde cilíndrico grande com base e colarinho; Prato base Perfurado; Prato perfurado com haste central ajustável; Soquete grande; Extensômetro mecânico ou transdutor elétrico de deslocamento; Papel filtro; Prensa com papel dinamométrico; Tanque de imersão; Capsulas para umidade; Estufa; Balança; Peneira de 19 mm.
O ensaio é executado em três etapas:
Compactação do corpo de prova: Nesta etapa são compactadas cinco camadas de solo de uma amostra, para determinar o teor de umidade, tal amostra é preparada segundo o método de proctor, cada camada é passada pelo mesmo procedimento de pesagem com o objetivo de obter-se a curva de compactação.
Obtenção da Curva de Expansão:
Definida pela relação do acréscimo de altura dos corpos de provas compactados após imersão por quatro dias em tanques, em relação às respectivas alturas iniciais (expresso em porcentagem).
Medida da Resistência à Penetração:
Retira-se o corpo de prova da embebição e leva-se o corpo a prensa para ser rompido com velocidade do pistão em 1,27mm/min. São anotadas as leituras para as penetrações: 0,63; 1,27; 1,90; 2,54; 3,17; 3,81; 4,44; 5,08; 6,35; 7,62; 8,89; 10,16; 11,43 e 12,70 mm.
Com os pares de valores da fase de penetração, traça-se o gráfico que relaciona a carga, em ordenadas às penetrações, nas abscissas. Esse ponto de interseção será a nova origem, provocando assim uma translação no sistema de eixos. Do gráfico obtêm-se por interpolação, as cargas associadas às penetrações de 2,5 e 5 mm.
Cálculo do CBR:
CBR = Pressão encontrada x100
Pressão Padrão
A pressão a ser utilizada será a carga obtida, dividida pela área do pistão.

Ensaio de Capacidade de Suporte Mini-CBR

Este ensaio, aliado aos ensaios de

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas