Ensaio de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TECNICO EM METALURGIA
Tecnologia de materiais
2012.1
Aluno: Manuel Francisco Cardoso Neto

Materiais Cristalinos e Imperfeições nos Sólidos:

1- Cristalino; é aquele em que os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longe de grandes distancias atômicas, isto é, existe ordem de longe alcance, de tal modo que quando ocorre a solidificação os átomos seposicionarão em um padrão tridimensional repetitivo, no qual cada átomo está ligado à seus átomos vizinhos mais próximos.
2- Amorfo; Sólido amorfo, material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atómicos), como os sólidos regulares. É geralmente aceito como o oposto de estrutura cristalina. As substânciasamorfas não possuem estrutura atômica definida. Algumas substâncias comuns no dia-a-dia são amorfas, como o vidro, o poliestireno e até mesmo o algodão-doce. Materiais amorfos são comumente preparados ao resfriar materiais derretidos. Esse resfriamento reduz a capacidade de mobilidade das moléculas. Materiais como os metais são muito difíceis de serem preparados como rígidos amorfos. A não ser que omaterial tenha alta resistência à fusão (como cerâmicos) ou baixa energia decristalização (como os polímeros), a preparação de um sólido amorfo deve ser extremamente rápida. Materiais amorfos podem existir em estados similares em propriedades de deformação à borracha (popularmente poderia se dizer "borrachentos" ou "borrachosos") e estados "vítricos" ou "vítreos".
3- Estrutura Cristalina; Oconceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica. As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalinos. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais. As moléculas das estruturas cristalinas podem possuirdois tipos de ligações, as direcionais, em que se incluem os covalentes e dipolo-dipolo e o não direcionais em que estão as ligações metálica, iônica, van der Walls.
4- Célula Unitária; Consiste num pequenos grupos de átomos que formam um modelo repetitivo ao longo da estrutura tridimensional (analogia com elos da corrente). A célula unitária é escolhida para representar a simetria da estruturacristalina.

5- Alotropia; Alotropia é a propriedade que tem um mesmo elemento químico de formar duas ou mais substâncias simples diferentes. O gás oxigênio e ozônio são diferentes um do outro na atomicidade, isto é, no número de átomos que forma a molécula.
Nesse caso, se diz que o gás oxigênio e o ozônio são as "formas alotrópicas" do elemento químico oxigênio. O oxigênio existe no aratmosférico, como sabemos, é um gás indispensável à nossa respiração, o ozônio é um gás que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol. Devido às suas propriedades germicidas, o ozônio é utilizado como purificador da água potável. Outro exemplo: Diamante e grafite são duas substâncias simples bem diferentes uma da outra, mas são formadas pelo mesmo elemento químico, ocarbono. Diamante e grafite são as formas alotrópicas do elemento químico carbono. Estas substâncias são diferentes entre si pela estrutura cristalina, ou seja, pela forma de seus cristais, e, além disso, a maneira dos átomos de carbono se unir é diferente, no grafite e no diamante.
6- Policristalino; A maioria dos sólidos cristalinos é composta por uma coleção de muitos cristais pequenos ougrãos; tais materiais são chamados policristalinos. A solidificação de uma amostra policristalina pode ser dividida em vários estágios. Inicialmente, pequenos cristais ou núcleos se formam em várias posições. Estes possuem orientações cristalográficas aleatórias. Os pequenos grãos crescem da adição sucessiva de átomos, vindos do líquido circunvizinho, à estrutura de cada um deles.

7- Rede...
tracking img