Ensaio de dureza rockwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIA – CTG
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

RELATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS

Alunos:
Bino
Thiago
Leandro
Emerson
Priscila
Rafael
Henrique
Raj



Coordenador: Yogendra Yadava

Recife,
Fevereiro de 2013

ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL DE UM
COMPOSTO DE AÇO 1045 NORMALIZADO.

Relatório das atividadespráticas realizadas, pelos alunos da disciplina de ensaios mecânicos, dia 21 de Fevereiro de 2013, no LABCEMAT.


Sumário
INTRODUÇÃO 4
VANTAGENS E TÉCNICA DO ENSAIO 5
METODOLOGIA 6
ESCALAS DE DUREZA 7
PRECAUÇÕES EXIGIDAS 10
RESULTADOS 11
RELAÇÕES MATEMÁTICAS ENTRE DUREZA ROCKWELL E DUREZA BRINELL 13
CONVERSÃO MATEMÁTICA DA DUREZA ROCKWELL PARA DUREZA BRINELL 15
CONCLUSÃO 16ANEXO 1 – IMAGEM DA MÁQUINA DE ENSAIO 17
ANEXO 2 - IMAGEM DO MATERIAL ENSAIADO 18
REFERÊNCIAS 19


INTRODUÇÃO

Saber a dureza de um material é fundamental para um profissional da engenharia mecânica, seu resultado, por exemplo, pode ser relacionado com os limites de resistência e de escoamento dos metais. A dureza é um conceito complexo, que pode ter uma série de interpretações,dependendo do contexto em que é empregada. Em geral, definimos dureza como uma propriedade que se relaciona diretamente com a resistência mecânica do material, ou seja, ela mede a resistência do material à deformação plástica.
Para se medir tal resistência, são realizados ensaios, que são denominados ensaios de dureza, que consiste em pressionar o material no qual se quer obter a dureza por outromaterial que segue as normas (brasileiras ou internacionais), sendo assim, o material ensaiado tende a apresentar uma resistência ao risco, ou formação de uma marca permanente. Para se determinar a dureza, é levada em consideração a geometria da impressão ou marca, que dependem do tipo de penetrador utilizado. Tais medidas são relacionadas com um valor numérico correspondente à dureza do material, essarelação baseia-se na tensão que o penetrador precisa para ultrapassar a resistência superficial do material.
Neste relatório apresentaremos os resultados obtidos no ensaio de dureza Rockwell de uma amostra de Aço 1045 Normalizado através de tratamento térmico.

VANTAGENS E TÉCNICA DO ENSAIO

A dureza Rockwell, simbolizada por HR, foi introduzida em 1922, por Rockwell, essa técnica de ensaiooferece uma série de vantagens, que justificam o seu reconhecimento e uso em todas as partes do mundo, dentre elas, listamos a não necessidade de medição da impressão causada pelo penetrador, pois, o resultado obtido é lido automaticamente e instantaneamente na máquina, como consequência disso, temos um resultado livre dos erros humanos. Como os penetradores utilizados são pequenos, são poucoprejudiciais à peça ensaiada, deixando marcas muito pequenas ao final do ensaio, e podem também indicar pequenas variações de dureza numa mesma região de uma amostra. Outra vantagem,é a de que o ensaio de dureza Rockwell pode ser aplicado em quase todas as ligas metálicas e em vários polímeros, pois, possui uma vasta quantidade de escalas diferentes, que podem ser utilizadas com a combinação decargas e penetradores diferentes.
O ensaio consiste na aplicação de uma carga em etapas, sendo assim, é aplicada inicialmente uma pré-carga, que tem a função de garantir o contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, em seguida, é aplicada a carga complementar correspondente à carga maior do ensaio. Em seguida, é realizada a a leitura do grau de dureza, que pode ser vista diretamente nomostrador que é acoplado à máquina do ensaio.

Fig.1: Máquina padrão, utilizada para realizar ensaios de dureza Rockwell.

Em resumo, o ensaio baseia-se na profundidade de penetração de uma ponta, subtraída da recuperação elástica sofrida pelo material devido à retirada de uma carga maior, e da profundidade causada pela aplicação de uma carga menor. Para que o valor seja lido corretamente,...
tracking img